segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Geleia de Amoras

Essa frutinha vermelha é rica em vitaminas e tem poucas calorias.

Faça essa saborosa geleia, para comer no café da manhã, com pão ou iogurte natural, ou para rechear um bolo.

Embora seja mais usada na confeitaria, essa fruta também é um ótimo acompanhamento de pratos salgados: pratos com carne de porco, aves, carnes de caça, etc.


Escolha as frutas de cor negra e brilhante, e guarde-as na geladeira (por até 3 dias).

A amora é rica em vitaminas A, B e C e contém ácido cítrico.

O consumo das amoras é recomendado, por exemplo, nas dietas de emagrecimento, por suas baixas calorias (obviamente, se comidas em seu estado natural, sem açúcar).


A infusão de folhas de amora selvagem (Rubus fructicosus) é boa para se fazer gargarejos, nas inflamações da boca. Ou faça bochechos com o suco da amora diluído em um pouco de água.

Quando maduras, têm propriedades laxantes e depurativas, por ajudar a melhorar o trânsito intestinal, assim como a eliminar toxinas do organismo.

Receita da Geleia de Amoras
Ingredientes
- 1 kg de amoras
- 1 kg de açúcar
- 1 limão
- vidros esterilizados para a geleia

Como Fazer

Tire os cabinhos das amoras, coloque numa vasilha de cerâmica, vidro ou porcelana; polvilhe com açúcar e deixe macerar da noite para o dia.

No dia seguinte, coloque as amoras numa panela e adicione o suco do limão.

Leve ao fogo até ferver, e deixe ferver por 5 minutos.

Passe tudo por uma peneira e volte ao fogo só o caldo, deixando ferver mais 5 minutos.

Coloque a fruta que ficou na peneira de volta, e repita a operação mais 3 vezes.

Remova a espuma que fica na superfície, retire do fogo e guarde em vidros previamente esterilizados. Deixe esfriar e feche bem.

Obs.: é importante respeitar o processo de cozinhar 3 vezes, para que as amoras não percam sua forma e fiquem só as sementes soltas na geleia.

Um comentário:

  1. Como agora estamos perto do inverno e não vejo frutas nos galhos, vou tomar chazinho das folhas, aliás, muito bom para mulheres que, como eu, tenham problemas de ovário e hormônios.E pela familiaridade as folhas da amoreira selvagem possivelmente tenhas propriedades iguais as amoreiras mais comuns por assim dizer.Nos matar não vão e o que não nos mata nos faz mais fortes.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails