terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dermatite Atópica


O que é?

É uma das afecções da pele mais comuns entre as crianças.

Embora ocasionalmente possa permanecer até a idade adulta, a dermatite atópica costuma afetar principalmente os bebês, prolongar-se durante a infância e não desaparecer até adolescência.

Esta afecção da pele, caracterizada por uma hipersensibilidade e secura excessiva, é uma grande desconhecida entre as mães, especialmente as de primeira viagem, e uma fonte de preocupação, principalmente depois do surgimento dos primeiros sintomas.


O que você deve saber sobre a dermatite nas crianças

Em que idade se manifesta?

Geralmente a dermatite atópica começa antes dos 6 meses e melhora, em cerca de 80 por cento dos casos, por volta dos 7 anos. Embora venham a ter sempre uma pele com tendência à secura e irritabilidade (muitos inclusive durante sua vida adulta), a maioria das crianças não são afetados por novos surtos, excetuando-se durante os períodos de estresse próprio da adolescência.

Como se reconhece?

Embora, em geral, a pele do bebê seja muito mais sensível e, portanto, propensa a afecções dermatológicas, o mais comum é que nos casos de dermatite atópica a pele apresente uma secura fora do habitual, com placas vermelhas e leve descamação.

Por que certas crianças têm dermatite atópica?

As principais causas são a herança familiar, e os agentes externos que fazem os sintomas piorarem, como as roupas de lã, ou as mudanças bruscas de temperatura.

Onde aparece?

Nos bebês: sobre as zonas arredondadas, como joelhos, testa ou queixo.
Nas crianças: no interior dos cotovelos, atrás dos joelhos, pés, mãos, tronco e pescoço.
Nos adultos: no rosto, cotovelos e mãos.

É contagiosa?

Não, as crianças afetadas pela dermatite atópica podem viver normalmente e brincar com as outras crianças. Mas deve-se sempre informar os professores da escola ou creche, para que possam tomar as precauções necessárias, como sentar a criança longe do aquecedor, ou cuidar para que não fique com roupas demais.

Podem praticar esportes normalmente?

Sim, mas para evitar irritações depois do esforço, é importante que aprendam a secar a pele sem esfregar a toalha no corpo, bem como vestir roupas limpas e secas após se exercitar. Na hora de ir à piscina, uma criança que tem dermatite atópica pode nadar como os outros pequenos, sempre que não haja objeção médica por parte do seu pediatra. Como o cloro, ou o sal do mar podem irritar a pele, se recomenda enxaguar-se bem e aplicar um creme hidratante por todo o corpo depois do banho.

O sol é benéfico ou prejudicial?

Embora o eczema melhore no verão, aconselham-se certas medidas de precaução, como ficar na sombra, usar sempre que possível camisa e boné, e aplicar o protetor solar com frequência.


As crianças podem ter animais de estimação?

Sim, mas de forma alguma devem dormir com eles. Além disso, os pais devem tomar cuidado e manter a higiene do ambiente e do animal.

Existem alimentos que podem desencadear a dermatite?

Existem certos alimentos que podem desencadear reações de sensibilidade nas crianças, como o leite de vaca, os ovos, o amendoim, o camarão e o gergelim. Mas é sempre preferível consultar um dermatologista antes de restringir a dieta dos pequenos.

É necessário tomar dermocorticóides?

Em princípio não, já que os dermocorticóides são o tratamento padrão das recaídas no eczema atópico. É importante seguir o tratamento médico do início ao fim, porque quando o tratamento é aplicado corretamente, o prurido desaparece em poucos dias, sem efeitos secundários.

Esse é um artigo meramente informativo. Para um diagnóstico e tratamento adequados, consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails