segunda-feira, 14 de junho de 2010

Como Prevenir a Cistite

É comum que nós mulheres sejamos vítimas de ao menos um episódio de cistite aguda ao longo nossas vidas. Embora também possa aparecer nos homens, a cistite é muito mais freqüente nas mulheres. Cerca de um quarto das mulheres apresenta infecções do trato urinário recorrentes.

Alguns conselhos úteis de como evitar as infecções urinárias.

Ingerir um mínimo de 1,5 litros de líquido ao dia, para eliminar mais rápido as bactérias do aparelho urinário.

Urinar a cada 2-3 horas, mesmo que não se tenha vontade, e até a última gota e sem interrupções, já que o crescimento bacteriano é maior quando a urina permanece na bexiga. Além disso, é bom urinar antes e depois das relações sexuais, e também depois do banho em piscinas e rios.

Lavar-se, com sabonete neutro, de frente para trás, para evitar a contaminação e secar-se na mesma direção.

É adequado usar calcinhas de algodão e evitar roupas apertadas.

Combater a prisão de ventre, e não adiar ir aos pés, para que os germes não possam colonizar os tecidos próximos ao trato urinário.

Para a higiene diária, dar preferência à ducha, no lugar do banho de banheira.

Reconsiderar o uso do diafragma, já que pressiona a uretra e dificulta o esvaziamento da bexiga. Seu uso está associado a uma maior frequência de infecção. O mesmo ocorre com os absorventes internos se as infecções urinárias costumam aparecer no período pré-menstrual.

Grande parte dos casos de cistite poderia ser evitado com o consumo de suco de cranberry, segundo estudos científicos internacionais já publicados (na revista “Urology y BMC Infectious Diseases”). Para que as s bactérias responsáveis pelas infecções do aparelho urinário atuem em nosso organismos, precisam se fixar primeiro sobre o epitélio das vias urinárias. A fruta cranberry atua precisamente evitando que essas bactérias se fixem nesse epitélio e assim, evitando o processo infeccioso.

No Brasil o suco de cranberry ainda é um tanto caro, e uma alternativa seria o consumo diário de iogurte (contendo L.acidpphilus), por suas propriedades anti-sépticas e antibióticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails