sexta-feira, 31 de julho de 2009

Programas de Culinária na TV


Meu programa de culinária favorito é o “Lanz Kocht”, do canal DWTV (cabo). Seu formato é diferente de qualquer outro programa apresentado até hoje, seja na TV aberta ou no cabo.

Existem duas fórmulas de programa atualmente na TV, e que já estão ficando desgastados e chatos. Um é o do chef estrela, que é simpático e faz pratos deliciosos e não muito complexos, mas que omite a receita completa, para que você compre o livro e o DVD.

Outro é o “reality show”, menos interessado na gastronomia, e mais nos bastidores obscuros dos restaurantes três estrelas. Sinceramente, não vejo graça em ver um chef chicoteando o lombo dos empregados (embora alguns sejam tão estúpidos, que até mereçam umas palmadinhas).

Brincadeiras à parte, o objetivo de um bom programa de culinária deveria ser despertar a vontade de cozinhar. Descobrir novos ingredientes, novos sabores, novas culturas, enfim, dar água na boca!

Na homepage do programa você encontra vídeos dos shows antigos, e todas as receitas para download.
Link: http://lanzkocht.zdf.de/
Link 2: http://tinyurl.com/lufey4

Outro programa de culinária que acho super divertido é o Iron Chef (versão japonesa), e que, apesar do formato reality show, é bem dinâmico. Pena que raramente consigo assistir por causa do horário. Mas imagino que dê para ver online.
Link: http://br.canalsony.com/shows/iron-chef
Link 2: http://www.fineliving.com/fine/iron_chef_japan/
Link 3: http://tinyurl.com/5uc88j

Na TV5 (TV francesa) também tem programas ótimos, como “DESTINATIONS GOUTS” apresentado pelo simpático Patrice Carmouze, que faz um tour pela gastronomia francesa, das plantações de legumes e das feiras de rua, até os restaurantes mais badalados, onde entrevista os chefs e gastrônomos, sempre com bom humor. Adorei um programa em que o apresentador do programa “Les Escapades de..." Jean-Luc Petitrenaud levou um grupo para um picnic no campo. Nada como um francês para organizar um picnic perfeito!
TV5, segundas-feiras, 11 a.m.
Click: DESTINATIONS GOUTS (http://tinyurl.com/nvkt59)

Outros programas de gastronomia da tv5:
LES ESCAPADES DE PETITRENAUD ( http://tinyurl.com/lr93l4)
LES CHEFS CUISINIERS (http://tinyurl.com/l4qkrj)
ESCAPADE GOURMANDE (http://tinyurl.com/n2wpt6)
A LA DI STASIO (http://tinyurl.com/l9qm43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails