domingo, 26 de julho de 2009

Comer peixe é bom para o cérebro!


Muitos estudos têm sugerido que uma dieta rica em peixe é boa para o coração.
Agora surgiram novas evidências de que tal dieta pode prevenir também a demência.

Num estudo aprofundado, abrangendo populações adultas da Ásia e América Latina, chegou-se à conclusão de que o consumo regular de peixe previne a demência.

Quanto mais peixe nós comermos, menor será o risco de ter esse tipo de doença degenerativa.

Esse estudo, (ver “The American Journal of Clinical Nutrition”, autor: Dr. Emiliano Albanese) que incluiu 15.000 pessoas com idades acima de 65 anos na China, Índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana, concluiu que aqueles que comem peixe alguns dias da semana têm cerca de 20 por cento menos de chance de desenvolver demência do que os que nunca comem essa carne.

Há um efeito gradual, ou seja, quanto mais peixe comermos, menor a probabilidade de desenvolver a doença.

O oposto exato se aplica para a carne vermelha. Quanto mais comermos carne, mais provavelmente sofreremos de demência. Outros estudos mostraram que a carne vermelha em particular pode ser ruim para o cérebro.

O peixe, e especialmente o óleo de peixe, pode nos proteger da demência por ser rico em ômega-3 (ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa).

O ômega-3 pode trazer vários benefícios à saúde, entre eles suas propriedades anti-inflamatórias. Estudos em animais demonstraram que o ômega-3 reduz o desenvolvimento das placas artereoscleróticas, e pode também prevenir o acúmulo das placas amilóides no cérebro, características da doença de Alzheimer.

Para ler o artigo completo:
http://nyti.ms/18zUb6
Para ler mais sobre a doença de Alzheimer:
http://nyti.ms/9EGW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails