sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como fazer da alimentação uma aliada contra a celulite


As células adipócitas têm a função de armazenar a gordura no organismo. Mas não por pura maldade, para nos aterrorizar com os pneuzinhos e a celulite.

A gordura é acumulada para que o organismo possa utilizá-la quando necessitar de energia extra.

O problema é quando essa energia, ou seja os açúcares não queimados são transformados em gordura e acumulados em excesso.

A cada final de semana que passamos sentados no sofá nos entupindo de pipoca e refri, essa “energia” que não é gasta se converte naquelas gordurinhas indesejadas.
Uma bela caminhada não custa nada, só um pouquinho da sola do tênis. Já os tratamentos estéticos... Mas não adianta ter carteirinha da academia mais cara da cidade, e não seguir uma dieta equilibrada.

Os cremes anti-celulite são ótimos para deixar a pele bem lisinha e perfumada, mas a celulite não desaparece por milagre.

Se a alimentação também não faz milagres, ao menos ajuda a manter o equilíbrio do organismo. Os benefícios? Pele mais firme, e claro, melhor qualidade de vida.

Alimentos que devemos limitar no cardápio do dia-a-dia:
- as refeições congeladas, industrializadas, que são ricas em conservantes e sódio.
- os cereais refinados, a batata (principalmente frita) e o pão branco.
- o açúcar refinado presente nos doces, tortas, nos refrigerantes e sucos industrializados.
- os alimentos que contêm gorduras saturadas: manteiga, queijo amarelo, carnes e derivados (salsichas, hambúrguer), leite e iogurtes integrais, pastéis, margarina, gordura hidrogenada, azeite de coco e azeite de palma, entre outros.

Alimentos que devem fazer parte de uma alimentação saudável:
- a chamada vitamina P que se encontra nas frutas vermelhas.
- a vitamina E é um antioxidante que se encontra nas frutas secas, no abacate e nos ovos.
- os famosos Ômega 3, presentes nos peixes de águas frias, como o salmão, a truta, o atum e o arenque (cozinhá-los de preferência no vapor ou grelhados). Também as nozes, a soja, o linho e seus respectivos óleos.
- os legumes, como as lentilhas ou o feijão.
- os minerais, como o selênio, o zinco e o silício, que são anti-oxidantes potentes que atuam diretamente no colágeno.
- os alimentos frescos, tanto frutas como verduras.
- alimentos integrais como o arroz, o pão e as massas.
- água natural, água mineral, refrescos sem açúcar, sucos naturais, vinhos (1 cálice por dia), café (até 3 xícaras), chás e infusões.


Você sabia? Um prato de bisteca (100 g) com batatas fritas equivale caloricamente a uma refeição que inclui uma posta (200 g) de atum grelhado com batatas ao forno, brócolis, tomates assados, e uma salada de alface e rúcula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails