sábado, 18 de julho de 2009

O Colesterol: bom X ruim


O colesterol é uma substância necessária ao bom funcionamento de vários sistemas de nosso organismo, mas seu excesso representa um risco à saúde quando se acumula nas artérias, favorecendo o surgimento das chamadas "placas de ateroma", que são a origem das doenças cardiovasculares.

Existem duas fontes de colesterol, sendo que a principal é o colesterol produzido naturalmente por nosso organismo e a fonte adicional é o que se consome através dos alimentos. A hipercolesterinemia (o aumento do colesterol no sangue) pode ter origem genética, mas sua causa principal é uma dieta errada.

O risco aterogênico do colesterol elevado aumenta com a hipertensão, o tabagismo e pouco exercício físico.

As gorduras presentes nos alimentos ajudam a regular o colesterol no sangue.

Como saber quais gorduras são benéficas e quais são “vilãs” para nossa saúde?

Primeiramente temos de dar prioridade às gorduras insaturadas sobre as saturadas. Para isso, temos de saber quais estão presentes em que grupos de alimentos.
Em segundo lugar, as gorduras saturadas não precisam ser totalmente banidas da dieta, mas o abuso dessas substâncias deve ser evitado.

Muitas vezes nos perdemos ante tantos termos técnicos, e fica difícil decidir que produto levar na hora da compra.

Que alimentos devemos priorizar e que são ricos em gorduras insaturadas (que ajudam a manter regulados os níveis de colesterol em nosso organismo)?
As gorduras insaturadas são divididas em dois grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As monoinsaturadas, presentes nas azeitonas, nas frutas secas, no abacate e todos os azeites derivados desses alimentos.

As poli-insaturadas Ômega 3, presentes em peixes como o salmão, a truta e o arenque, nas nozes, na soja, linho e seus óleos.

As poli-insaturadas Ômega 6, encontradas nas sementes de girassol, gergelim, soja, milho e seus óleos.


Os alimentos ricos em gorduras saturadas, que devemos evitar, na medida do possível são: manteiga, queijo, carne e seus derivados industrializados (salsichas, hambúrguer, etc.), leite e iogurte integrais, margarina, óleo de coco e de palma, entre outros.



A gordura "trans" - depois que surgiu o alerta mundial sobre os perigos da gordura chamada "trans", e os governos começaram a proibir seu uso nos alimentos industrializados, parece que a tal gordura desapareceu do mercado. Quase todos os fabricantes trataram de alardear que seus produtos não contém gordura trans. Acontece que muitos à substituiram por outras gorduras não menos nocivas, como o óleo de palma, por exemplo. Portanto é bom tomar cuidado na hora das compras!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails