quinta-feira, 17 de julho de 2014

O Melão


O melão (Cucumis melo L.) é uma fruta de origem asiática, da família da abóbora e da melancia (Cucurbitaceae). A planta do melão é rasteira e bem parecida à da melancia. Tem folhas grandes, com cinco pontas salientes; as flores são brancas, amareladas ou alaranjadas, pequenas e frágeis.

O melão é uma fruta de apetece muito ao paladar em dias quentes, especialmente no verão, graças ao seu alto conteúdo de água, o que proporciona uma bem vinda hidratação ao organismo.

O melão é uma fonte inesgotável de vitaminas e antioxidantes, que potencializam nossas defesas. Saiba que 100 g de melão proporcionam mais da metade da vitamina C recomendada ao dia; também contém vitamina A, E e K.


Por isso mesmo sua boa fama corresponde a uma realidade. Mas esta realidade vai muito além das vitaminas, pois o melão tem um altíssimo conteúdo de água —90%. Isto o converte em um fantástico diurético que ajuda a evitar a retenção de líquidos, além de contribuir para manter o corpo hidratado durante o verão. Quer mais? Pois esta fruta aporta fibras, potássio, cálcio, ácido fólico e zinco. Todas estas propriedades incríveis o transformam em uma fruta muito recomendável para a saúde. Por exemplo, para os diabéticos, porque é uma das frutas que contém menos açúcar, ou para os pacientes de reumatismo, gota e doenças renais.


Agora que já deixamos claro como o melão é saudável, falta saber como escolher a fruta. Um melão maduro apresenta as seguintes características:

- Quando comprimido nas extremidades ele cede levemente;
- Como as sementes devem estar soltas, sacuda a fruta e veja se faz ruído;
- A casca precisa estar bem firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos; procure as frutas mais pesadas, pois geralmente as de casca grossa são mais saborosas;
- O perfume da fruta deve ser suave e agradável.

Depois de comprado, o melão deve ser conservado em lugar fresco e arejado. Assim ele se mantém em bom estado por uma semana. Se a fruta já estiver madura, convém guardá-la na geladeira. Caso ela esteja aberta, cubra com um plástico ou papel alumínio para que não absorva os odores de outros alimentos. Para apressar o amadurecimento do melão, envolva a fruta em uma folha de jornal por 1 ou 2 dias.


Dicas

- Se o melão estiver muito aguado e pouco doce, polvilhe com sal, ou gengibre em pó, e seu sabor melhorará muito.
- O melão também fica delicioso quando é regado com um pouco de suco de limão.
- Aproveite as sementes: lave-as em água corrente e coloque num tabuleiro para secar; leve ao fogo numa frigideira para que tostem ligeiramente; depois, polvilhe com sal.


Receita: Melão Recheado

Corte uma fatia na parte de cima do melão.
Retire as sementes e despeje dentro da fruta 1 xícara de vinho do Porto.
Deixe descansar na geladeira e depois retire a polpa do melão, formando bolinhas.
Recheie a casca com morangos, cubinhos de abacaxi e as bolinhas de melão.
Sirva bem gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails