segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Mexilhão


Este fruto do mar, delicado e muito nutritivo, muitas vezes é chamado de “marisco”, quando na verdade é apenas um tipo de marisco. Os mexilhões têm concha escura e comprida, medindo até 5,5 cm – o sururu, mexilhão nordestino, chega a atingir 8 cm de comprimento. Na natureza, vivem presos por cordões de algas em rochedos banhados pelo mar. Em geral são servidos como entrada ou aperitivo, crus ou cozidos, acompanhados de molho vinagrete ou simplesmente com limão. Também são usados no preparo de sopas, ensopados, refogados, assados ou como acompanhamento de outros pratos (como a paella).


De todos os moluscos, o mexilhão é o mais rico em proteínas (importantes no crescimento e para o organismo em geral) e ferro (bom para o sangue). Embora muito nutritivo, tem baixo valor calórico (80 calorias em cada 100 g), o que o torna recomendável nas dietas de emagrecimento. O mexilhão é também um alimento muito digestivo, quando não preparado com molhos fortes.

O mexilhão é mais comum nos meses de maio a agosto. Ao comprá-lo, certifique-se de que esteja fresco, pois se não estiver, pode provocar intoxicações sérias.

Dicas para identificar o melhor produto:

- As conchas devem estar completamente fechadas indicando que o molusco está vivo; caso estejam um pouco abertas, devem se fechar na mesma hora em que são tocadas; quanto ao aspecto, as conchas devem estar lisas, úmidas e brilhantes.

- O mexilhão normalmente tem um cheiro forte, mas agradável, cheiro de mar; odores enjoativos ou estranhos indicam deterioração.

- Segure alguns mexilhões na mão – se estiverem muito leves, é porque já morreram, e a água que as conchas contêm já vazou. Uma sugestão é comprar mexilhões congelados, sem concha e embalados em plástico. Mantenha-os na embalagem original até o momento de usar.

Se ainda estiver em dúvida se os mexilhões estão mesmo frescos, mergulhe-os numa tigela com água quente e uma cebola descascada. Se depois de alguns minutos a cebola escurecer, é sinal de que estão estragados.


Os mexilhões frescos devem ser consumidos no mesmo dia da compra e precisam permanecer vivos até o momento do uso. Sem retirar as algas e o limo, envolva-os num pano úmido, ou coloque-os numa tigela com um pouco de água no fundo, cobrindo-os com o pano úmido. O mexilhão congelado deve ser mantido no congelador até algumas horas antes do preparo.

Antes de usar, lave bem os mexilhões. Se as algas ou limo estiverem muito grudados, raspe com uma faca. Abra as conchas com um instrumento especial, ou com a ponta de uma faca, tomando cuidado para não quebrá-las. Se necessário, coloque os mexilhões dentro de uma panela e aqueça, para que se abram mais facilmente; mas não ferva, pois boa parte de seu valor nutritivo se perde na água. Depois de abertos, retire ou não as conchas, conforme a receita. Para descongelar mexilhões, mergulhe-os, ainda dentro da embalagem, em água fria. Ou, se tiver pressa, despeje-os diretamente na água.

Atenção! Não se deve cozinhar junto vários tipos de molusco, pois suas conchas se abrem em momentos diferentes.


Receita Básica:

Uma ótima maneira de preparar mexilhões para qualquer receita é colocá-los, depois de limpos, numa panela e levar ao fogo por 3 minutos. Quando as conchas começarem a abrir, retire a panela do fogo e misture um pouco de cebola ralada, salsa picada, pimenta-do-reino, sal e um pouco de azeite. Tampe e leve de novo ao fogo para que os mexilhões se abram completamente e absorvam o tempero. Assim eles podem ser ensopados, fritos ou servidos em saladas.
 
Mais receitas:
 
 

2 comentários:

  1. Olá ! Comprei um enlatado de mexilhões e vieram praticamente todos com uma mancha verde em várias partes de cada um deles . Isso significa que tá estragado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi çkj,

      bem, na dúvida, eu sempre prefiro descartar um alimento "suspeito" do que arriscar uma intoxicação alimentar, ou algo até pior.
      Os frutos do mar em geral são alimentos deliciosos, mas muito perigosos, se mal conservados, ou mal cozidos.
      Se você tiver a oportunidade de comunicar-se com o fabricante do produto, é bom alertá-los sobre o problema, e fazer as reclamações devidas!

      abraços,
      Sam.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails