Conselhos
úteis de como cuidar bem de seus olhos
1.
Passar por revisões periódicas.
Muitos
dos problemas relacionados com a visão e os olhos não apresentam sintomas, ou outros
sinais evidentes, e podem passar desapercebidos. Por isso, é recomendável fazer
visitas anuais ao oftalmologista. Deve-se levar em conta que 50% dos casos de perda
da visão podem ser prevenidos com um check
up oftalmológico anual. 2. O sol, um grande inimigo.
No verão, os especialistas e a mídia insistem na necessidade de usar óculos de sol diariamente, mas você não pode esquecer que a radiação ultravioleta está presente nos 365 dias do ano e, portanto, é necessário proteger os olhos sempre, inclusive em dias nublados. Além disso, nos meses frios também há dias de sol, e a luz excessiva nesta época pode gerar ofuscamento. Por isso é necessário usar óculos de sol certificados, ou lentes fotocromáticas. E também durante a prática de esportes. A mudança constante de luz é um dos principais problemas para as pessoas que praticam esportes ao ar livre. A proteção, portanto, é um fator básico para a saúde ocular.
3. A influência da alimentação.
As cenouras não são o único alimento bom para os olhos. O abacate e o pimentão são fantásticos para proteger a retina ocular. As amêndoas favorecem o retardamento das doenças oculares, enquanto que o limão protege o cristalino contra a opacidade que origina as cataratas. A noz da macadâmia previne a miopia; o ovo é uma fonte de vitamina A, rico em luteína e zeantina, ambas com propriedades muito benéficas para os olhos.
4. Estresse ocular.
É inevitável sofrer de estresse ocular quando passamos a maior parte do tempo na frente do computador, da TV, ou lendo. Para evitá-lo é necessário exercitar nossos olhos. A cada 20 minutos, desvie os olhos do computador, livro ou televisão e foque durante 10 a 15 segundos um objeto que se encontre afastado e, em seguida, observe algo perto durante outros 10 a 15 segundos.
5. As massagens, boas aliadas.
Relaxe os músculos dos olhos e estimule o fluxo sanguíneo com uma boa massagem. Este estímulo aumenta o oxigênio e os nutrientes necessários, enquanto melhora a circulação.
6.
Máscaras e cremes.
O
excesso de trabalho e a falta de sono podem aumentar o estresse ocular. Para
aliviar nossos olhos cansados e inchados, e aumentar seu fluxo sanguíneo, é
conveniente utilizar máscaras frias ou quentes, bem como cremes para os olhos. 7. Mantenha uma boa iluminação em sua casa e escritório.
A iluminação é vital
para evitar o estresse ocular. É recomendável iluminar as habitações cerca de
50% abaixo do nível de luminosidade da tela do computador, bem como evitar
assistir TV no escuro, além de assegurar-se que a luz não se reflita na tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário