quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saúde da Tireoide (Hipotireoidismo)


Saiba por que os problemas de tireoide afetam mais as mulheres.

O hipotireoidismo é a disfunção mais comum da glândula, e afeta especialmente o sexo feminino.

E qual é a função exata da tireoide?

Ouvimos falar com frequência sobre problemas de saúde relacionados com esta glândula, mas não sabemos ao certo sua função, ou as disfunções que causa quando não funciona como deveria. Se nos aproximarmos das patologias da tireoide, a primeira coisa que podemos afirmar é que elas afetam, em grande parte dos casos, a mulher. Estima-se que de 2-3% da população sofre de hipotireoidismo. A maior parte dos casos são subclínicos, ou seja, leves e com sintomatologia inespecífica. É de 8 a 10 vezes mais frequente na mulher, com uma média de idade de 60 anos, embora possa aparecer em qualquer sexo e idade.
O primeiro passo é conhecer o problema.

O hipotireoidismo é uma produção deficiente de hormônios da tireoide, e é a doença mais frequente da tireoide. No Brasil, cerca
de 10% das mulheres acima de 40 anos sofrem de hipotireoidismo, e o número sobe para 20% em mulheres com mais de 60 anos.

Quais são os sintomas mais comuns?

Cansaço crônico, fraqueza, pele seca, intolerância ao frio, queda de cabelo, dificuldade de concentração, problemas de memória, cãibras e aumento discreto do peso corporal, são alguns dos sintomas que se apresentam nas pessoas que sofrem do hipotireoidismo, quando este é severo. Mas, se for menos intenso, pode inclusive passar desapercebido, sendo descoberto apenas  com um exame de sangue. Estes casos que não se manifestam também podem causar problemas, por exemplo, em mulheres que estão tentando engravidar.  A doença tem consequências importantes na mulher em idade fértil, seja porque o hipotireoidismo não tratado tem relação com problemas de fertilidade, seja porque durante a gestação pode produzir problemas maternos e de desenvolvimento fetal, ou ainda porque no período pós-parto, de 5-10% das mulheres sofre uma inflamação transitória da tireoide denominada tireoidite pós-parto.

As doenças autoimunes, mais frequentes na mulher.

A causa mais frequente de hipotireoidismo é a chamada tireoidite de Hashimoto. Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, de uma reação do organismo contra um próprio tecido, neste caso, a tireoide. Esta reação acaba por inflamá-la e destruí-la. Neste sentido, as doenças autoimunes em geral aparecem mais frequentemente na mulher, embora não se saiba bem o porquê. Foram detectadas diferenças no sistema imunológico entre mulheres e homens, que não apenas se explicam pela presencia ou ausência de determinadas hormônios, como os estrógenos. Parecem estar implicados, além disso, fatores genéticos e ambientais.


O tratamento, chave da melhora.


Una vez diagnosticado o problema, pode-se realizar o tratamento, no entanto, a paciente deve levar em conta o seu comprometimento pessoal na hora de tomar a medicação, se deseja ter uma melhora em sua qualidade de vida. De fato, os especialistas ressaltam que a melhora de uma paciente com hipotireoidismo grave é tão evidente, e sua qualidade de vida melhora tanto que deveria motivá-la a seguir adequadamente seu tratamento a partir do diagnóstico. Neste sentido, aquelas pacientes com graus mais leves da doença estão menos motivadas, apesar da orientação médica, a aderir ao tratamento. Isto se deve em parte ao caráter crônico desta doença, e porque a sintomatologia derivada dela muitas vezes é inespecífica, embora nem por isso deixe de alterar a qualidade de vida.

Por isso, um tratamento inadequado leva a períodos de hipotireoidismo subclínico que podem justificar alterações emocionais (graus variáveis de ansiedade, depressão, problemas cognitivos e de memória), astenia, problemas de cabelo e pele, ou elevações do colesterol no sangue, que podem ser importantes em períodos produtivos da vida, e que passam desapercibidos em idades mais avançadas. Embora nem sempre estes sintomas se devam a um hipotireoidismo, o melhor modo de evitar a implicação do mesmo é garantir um cumprimento rigoroso do tratamento. Mais motivadas, por outro lado, estão as pacientes gestantes, que raramente deixam de cumprir com seu tratamento, pela alta sensibilidade das mesmas às circunstâncias que estão vivendo.

As funções da glândula tireoide.

 
A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, um conjunto de células que segrega substâncias que são os hormônios, liberados na corrente sanguínea. A tireoide é formada por dois lóbulos de ambos os lados da traqueia, unidos na zona central por um istmo, o que faz com que tenha esta conhecida forma de borboleta. Sua função é fundamental, já que é responsável por regular a produção de proteínas, bem como a sensibilidade do organismo a outros hormônios. Não obstante, é notável a falta de conhecimento por parte da população em geral quanto aos transtornos relacionados a esta glândula. De fato, observou-se que aqueles pacientes que não são tratados devidamente apresentam um risco maior de ter doenças do coração, que poderiam estar relacionadas com o aumento do colesterol associado a esta situação.


Hipotireoidismo e hipertireoidismo, qual a diferença?


São vários os transtornos relacionados com a tireoide, mas o hipotireoidismo é o mais frequente. Atualmente, o diagnóstico do hipotireoidismo é muito simples, embora se estime que cerca de 50% dos casos são diagnosticados por acaso, pela ausência de sinais nas fases iniciais. A detecção acontece através da determinação da tirotropina (TSH), que é um hormônio que se eleva de modo muito sensível quando a tireoide tem sua função reduzida.

Outro destes transtornos é o hipertireoidismo, um transtorno menos frequente, causado por uma produção maior do que a necessária de hormônios da tireoide. Seus sintomas são o contrário dos  produzidos pelo hipotireoidismo, ocorrendo uma certa aceleração do ritmo normal do organismo: taquicardia que pode manifestar-se com palpitações, insônia, aumento da sudorese, pequeno tremor, fadiga muscular, perda de peso, problemas oculares e, em alguns casos, inclusive febre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails