quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dieta da Mulher na Menopausa


Durante o período da menopausa é recomendável potencializar o consumo de alguns alimentos e limitar o de outros.

Segundo os especialistas em nutrição, a mulher passa por etapas distintas e situações fisiológicas ao longo de sua vida, que vão marcando suas necessidades nutricionais e energéticas.

Assim, durante a menopausa (alteração fisiológica que acontece de forma natural na mulher, geralmente entre os 48 e 55 anos) há uma série de alimentos que devem ser consumidos preferencialmente, e outros que devem ser limitados ou evitados.

- Aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e produtos lácteos desnatados.

- Consumir produtos vegetais como frutas e verduras.

- Consumir legumes, incluindo a soja, ao menos 2 vezes por semana.

- Aumentar o consumo de fibras, mas sem excessos, já que um alto consumo de fibras na dieta pode reduzir a absorção do cálcio.

- Limitar a ingestão de sódio, principalmente no caso do diagnóstico de hipertensão arterial.

- Limitar o consumo de alimentos de origem animal, ricos em gorduras saturadas.

- Limitar o consumo de cafeína, já que pode incrementar o cálcio na urina e limitar sua absorção.

- Utilizar preferentemente óleos de sementes, ou azeite de oliva.

- Reduzir o consumo de fitatos (presentes nos farelos de legumes e cereais), pois os mesmos formam sais insolúveis com o cálcio e impedem sua absorção.

- Evitar o consumo de tabaco e moderar a ingestão de álcool.

- Manter uma ingestão adequada de alimentos que contenham vitamina D e controlar a exposição ao sol. A exposição ao sol por alguns minutos todos os dias é importante para a absorção da vitamina D, que auxilia na fixação do cálcio, e evitando doenças graves como a osteoporose.

- Realizar atividades físicas regularmente. Estudos científicos já comprovaram que durante a menopausa, o desejo de praticar exercícios se reduz dramaticamente na mulher. Este fator, associado à manutenção de uma dieta calórica, faz com que a maioria das mulheres acabe engordando durante este período da vida.

- Evitar o sobrepeso, através de uma ingestão calórica equilibrada. Mulheres que conseguem manter ou aumentar o nível de atividade física durante a menopausa evitam o sobrepeso. Portanto, recomenda-se o equilíbrio entre dieta e exercícios para preservar a saúde e a forma física durante a menopausa.

- O uso de tratamentos alternativos com ervas segue sendo muito polêmico e, segundo estudo realizado recentemente pela British Medical Association (BMA), e publicado no Drug and Therapeutics Bulletin, há pouca ou nenhuma evidência de sua efetividade no combate aos sintomas da menopausa. Sem mencionar que muitas dessas plantas, se usadas de forma indevida, podem causar sérios danos à saúde, como toxicidade ao fígado, ou interação potencialmente perigosa com outros medicamentos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails