segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Folhas de Oliveira Podem Combater a Gordura


Beber uma xícara de café fortificada com extrato de folhas de oliveira tem o potencial de combater a obesidade, é o que sugere uma pesquisa australiana recente.

O estudo, o primeiro a mostrar que o extrato de folhas de oliveira reduziu o acúmulo de gordura em ratos, foi conduzido por pesquisadores da University of Southern Queensland, e foi publicado no American Journal of Nutrition.

Testes com humanos conduzidos por nutricionistas da Universidade de Queensland serão completados ainda este ano.

A folha de oliveira é o último super nutriente a ser alvo de intenso estudo científico, bem como da ávida exploração de seu potencial comercial.


A oleuropeína fitoquímica está presente em grandes quantidades na folha, mas em quantidades inferiores no azeite de oliva.

A oleuropeína já foi aclamada por suas propriedades antimicrobianas, e sua capacidade antioxidante é quase o dobro do chá verde. É reconhecida por sua capacidade em reduzir a pressão arterial, evitar resfriados e no tratamento de problemas cardiovasculares.

O extrato amargo da folha tem sido vendido como um suplemento de saúde na Austrália durante a última década, principalmente como um reforço do sistema imunológico.

O estudo, conduzido pela professora de Ciências Biomédicas Lindsay Brown, da Universidade de Southern Queensland, envolveu a alimentação de ratos com uma dieta rica em carboidratos e gordura durante oito semanas, até que eles desenvolveram sinais de síndrome metabólica, incluindo a gordura abdominal, gordura no fígado, hipertensão e intolerância à glicose. Os ratos que receberam café enriquecido com extrato de folhas de oliveira por mais oito semanas apresentaram melhora no fígado, doenças cardiovasculares e metabólicas, comparados com ratos que receberam café normal.

A Dra. Brown disse que o extrato de folhas de oliveira levou à perda de peso por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. O papel da inflamação causando o acúmulo de gordura é objeto de estudos em todo o mundo.


Imagina-se que o chá verde, açafrão, aspirina e derivados, bem como o ibuprofeno possam ter um efeito de perda de peso semelhante.

O estudo foi parcialmente financiado por uma empresa de Queensland que vende chá de extrato de folhas de oliveira e café, a Dr Red Neutraceuticals. Um bioquímico da empresa, Greg Jardine, disse ter observado que os produtos do extrato de folhas de oliveira estimulam a perda de peso. No entanto, os resultados do estudo em ratos superaram em muito as expectativas.

É aguardar para comprovar se o resultado em humanos será igualmente positivo e principalmente benéfico à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails