segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Pimentão


Há diversos tipos de pimentão, pois eles podem ser divididos segundo a cor, o tamanho e o sabor. Podem ser verdes, vermelhos ou amarelos; os grandes, em geral, têm sabor adocicado, enquanto os pequenos são picantes, como o chilly e o dedo-de-moça. O pimentão pode ser servido como prato principal ou usado como complemento em saladas, maioneses, molhos ou ensopados. Hoje em dia já encontramos pimentões em outras cores, como laranja e roxo.

O pimentão é uma boa fonte de vitamina C (o verde) e de vitamina A (o vermelho). Além disso, tem cálcio, fósforo, ferro e sódio em pequena quantidade. Como todo legume, não tem muitas calorias, pois é pobre em hidratos de carbono e proteínas. Também se caracteriza por ter substâncias aromáticas que nem sempre são bem aceitas por pessoas que têm problemas digestivos. O pimentão cru contém mais vitaminas do que o cozido.

O pimentão de boa qualidade deve ser firme, lustroso, carnudo e ter sempre o cabo verde. Quando não está fresco, sua pele tem aspecto murcho, fica flácida, não tem brilho e a cor é mais pálida. Nunca compre pimentões com manchas ou marcas de insetos, pois são sinais de que o pimentão não está em boas condições para o consumo.

O pimentão tem um período de conservação relativamente grande. Deve ficar na gaveta da geladeira, de preferência embrulhado em plástico. Para que se conserve por mais tempo, pode ser congelado, cru ou cozido. No primeiro caso, lave, limpe e corte o pimentão em rodelas. Depois, coloque numa assadeira envolta em plástico e leve ao congelador, Quando as rodelas estiverem congeladas, coloque-as num recipiente plástico e guarde no freezer. Cozido, ele deve ser preparado em conserva ou usando-se um método especial para congelar legumes. O pimentão congelado se conserva em bom estado por até 9 meses.

Mini-pimentões em conserva

O pimentão pode ser consumido cru – em saladas e maioneses – assado, ensopado, refogado ou grelhado. Para assar o pimentão, ferva-o antes, durante 5 minutos, em água com sal. Depois, coloque numa assadeira, tempere e leve ao forno. Para refogar, convém cortar o pimentão em tiras ou em quatro. Depois é só colocar numa frigideira com óleo até dourar.

Para tirar a pele do pimentão, basta colocá-lo diretamente sobre a chama do fogão, ou sobre uma grelha. A pele se rompe e assim fica fácil retirá-la com os dedos.
 
Como Preparar:

1.Lave o pimentão sob água corrente;
2. Corte em volta do cabo;
3. Com a faca, retire as sementes e as membranas de dentro do pimentão. Volte a lavar e secar;
4. Agora o pimentão já pode ser cortado em anéis, tiras ou picado.

Para rechear:

- Coloque os pimentões numa panela com água fervente por 3 minutos;
- Retire da panela e escorra. Corte ao redor do cabo e puxe-o;
- Elimine as sementes e membranas, cortando com uma tesoura ou faca e retirando com uma colher;
- Coloque o recheio. Recheie, por exemplo, com sobras de carne moída, arroz misturado com ovos mexidos e cebola.


Penne ao Pesto Vermelho
Pimentões Recheados
Batatas Crocantes com Pimentão Assado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails