segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leguminosas: Favas


A fava (Vicia faba, Fabaceae), é uma planta da família das leguminosas, não trepadeira, que produz vagens grandes, dentro das quais se formam grãos grossos, ovalados e achatados, de cor verse-esbranquiçada. Quando ainda está verde, a fava é considerada uma hortaliça. Depois de seca, continua sendo comestível, mas já é uma leguminosa, como o feijão. O pé de fava alcança cerca de 1,20 m de altura, e produz belas flores que lembram uma orquídea.

O grão da fava é muito saboroso e pode ser usado em sopas, molhos, cozidos, saldadas, cremes e purês.

A fava é rica em proteínas, vitamina B e carboidratos.

Como comprar: A fava fresca, em vagem, pode ser comprada por quilo em feiras livres, ou mercados. Escolha as vagens mais grossas, sem manhcas escuras ou amareladas. Para saber quanto comprar, calcule 1 kg de fava para 4 ou 5 pessoas.

Como guardar: Coloque a fava em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Desse modo, ela se conserva por até uma semana.

Como limpar: Lave bem as vagesn sob água corrente. Abra a vagem e retire os grãos, passando o dedo pelo lugar onde else estão colados. Retire a pele que cobre o grão, pois ela é amarga. Lave novamente sob água corrente.

Como preparar: Depois de ter debulhado e retirado a pele dos grãos, leve-os ao fogo em água fervente e sal. Cozinhe até que fiquem macios e escorra. Agora a fava já pode ser preparada segundo a receita.

Dica: ao cozinhar a fava, acrescente à água 1 cebola e 50 g de toicinho ou 1 colher (chá) de manteiga, para que ela fique mais macia e saborosa.



Receitas

Salada de Favas

Ingredientes (para 6 pessoas)

- 2 kg de favas frescas
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 colher (café) de cominho em pó
- sal e pimenta a gosto

Como Fazer

Limpe as favas (como explicado acima) e cozinhe em água fervente com sal, até ficarem macias. Escorra e retire a casca, lavando em água fria.
Tempere com azeite, vinagre, cominho, sal e pimenta.


Favas ao Cominho

Ingredientes (para 6 pessoas)

- 1,2 kg de favas frescas
- 5 tomates médios, picados
- 3 cebolas fatiadas
2 colheres (sopa) de grãos de cominho
suco de 1/2 limão
- 1/2 xíc. de azeite de oliva
- 1 maço de salsinha picada
- sal a gosto

Como Fazer

Cozinhe as favas em água fervente salgada, até ficar al dente.
Escorra e retire a casca.
Em uma saladeira grande, misture as favas com os demais ingredientes.
Leve à geladeira até a hora de servir.
Dica: se quiser usar favas congeladas, siga as instruções da embalagem para o cozimento.

4 comentários:

  1. Olá queria comprar esta fava verde. Nunca vi esta vagem nas feiras aqui no RJ. De qual estação é? Sabe dizer? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christa, deve ser entre a primavera e o verão, pois quando tirei a foto acima, num outubro, a planta estava em plena floração. Aliás, as flores são muito bonitas, lembram pequenas orquídeas. Aqui no RS, infelizmente, nunca encontrei favas em feiras ou mercados. Espero que tenhas sorte de encontrá-las!
      abraços,
      Sam.

      Excluir
  2. E aqui em Curitiba tambem temos ok
    Obg amelia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails