sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Como Prevenir Gripes e Resfriados


Dicas de como prevenir gripes e resfriados naturalmente.

Embora não existam curas mágicas para esses males, há passos que podem ser seguidos para aumentar a chance eles não virem a nos atormentar.

1- Reforçar o sistema imunológico.

Defender-se de gripes e resfriados começa com um sistema imunológico saudável – o mecanismo de defesa natural do corpo contra bactérias, vírus e parasitas nocivos.

2- Exercício físico.

Mulheres que se exercitam regularmente por 12 meses ou mais, podem ter diminuído em até 50% o risco de pegar resfriados. Pesquisadores chegaram a essa conclusão após estudarem um grupo de mulheres na pós-menopausa, as quais participaram de exercícios físicos de intensidade moderada, tais como “power walking”, ou bicicleta ergométrica, por 45 minutos, cinco dias por semana.

Se você quer ficar em forma, mas não tem 45 minutos livres para malhar, dividao tempo em intervalos de 10 minutos ao longo do dia – o que terá a mesma eficácia.

3- Descanso regular.

Algumas pessoas acreditam que doenças tais como gripes e resfriados são uma forma do corpo avisar que precisa de uma pausa. Assim, se você acha que é mais suscetível a essas doenças, talvez precise descansar um pouco – e tentar não se sentir culpado com isso.

Podemos às vezes nos sentir culpados por passar um tempo descansando; entretanto, nosso corpo irá beneficiar-se se resistirmos à urgência de nos movermos. Para combater gripes e resfriados, você deve pensar que descanso é sinônimo de “recarregar as baterias”.

4- Mãos sempre limpas.

Lavar as mãos regularmente durante o dia. As mãos carregam e transmitem bactérias e vírus com a maior facilidade. Manter a higiene das mãos é um hábito importante a ser seguido.

Medicina Chinesa Tradicional

Acredita-se que algumas ervas medicinais chinesas aumentam o sistema imunológico, ao equilibrar o ‘Qi’ do corpo, que significa ‘força de vida’. Os chineses acreditam que todos nós a temos, e quando essa força de vida fica desequilibrada, uma doença tal como um resfriado ou uma gripe pode ocorrer. Quando isso acontece, você pode experimentar a erva chinesa “gan mao ling”. Para um reforço geral do sistema imunológico, tente usar a “yu ping feng san”. Ambas estão disponíveis através de herbalistas chineses e praticantes da medicina chinesa.

clique abaixo para ler mais...


Alimentos que Combatem as Gripes

É uma conversa antiga, mas a verdade é que você terá uma maior capacidade de combater muitas doenças se sua dieta for saudável e nutritiva. Uma dieta nutritiva reforça o seu sistema imunológico e, consequentemente, ajuda a protegê-lo das gripes.

Zinco, vitaminas C e E são especialmente importantes para dar força ao nosso sistema imunológico.


Carne vermelha, frango, ostras e camarões são ricos em zinco.


Laranja, morango, pimentão e brócolis têm bastante vitamina C, e nozes, azeite de oliva e aveia são boas fontes de vitamina E.

Mudanças simples na sua dieta podem mesmo fazer diferença em termos de saúde do dia-a-dia?

Definitivamente, segundo especialistas em medicina complementar. O poder de cura dos alimentos é certamente subestimado. Ainda há que compreender todo o potencial de muitos fito-nutrientes e como eles se combinam para produzir propriedades de cura dramáticas. Somos levados a acreditar que uma cura efetiva depende de pílulas e poções, mas a verdade é que alguns dos agentes de cura mais potentes estão na cozinha, e não na caixa de remédios de nossa casa.


Como Parar as Gripes e os Resfriados

No hemisfério norte o inverno está chegando, acompanhado, como sempre, dos vírus da gripe. Mas você pode combatê-los com algumas estratégias de reforço da saúde, para manter sua vitalidade até a chegada da primavera.

As pessoas têm, em média, de dois a quatro resfriados por ano. Isso pode parecer demais, mas considerando-se que há mais de 200 tipos de vírus diferentes que causam resfriados, pegar apenas de dois a quatro é quase um grande feito.

Entretanto, com um pouco de esforço, não há motivo para não se evitar um resfriado ou, ao menos, reduzir a sua duração e intensidade.

O fato é que uma pequena porcentagem de pessoas tem uma predisposição genética para pegar resfriados. Além disso, pesquisas mostram que mulheres que trabalham em período integral em casa sofrem um maior risco, possivelmente porque tem uma maior exposição às crianças, que pegam mais resfriados que os adultos.

Mesmo que você esteja dentro de uma dessas categorias, ainda tem opções. Por exemplo, diminuir os seus níveis de estresse irá reduzir sua chance de pegar resfriados. E dormir de sete a oito horas por noite tem o mesmo efeito, ou seja, dormir bem e com regularidade.

Mais alguns passos simples para ficar saudável:

Você é saudável, e quer continuar assim!

Uma das maneiras mais simples de ficar em forma e saudável é se exercitar. Pesquisas mostram uma ligação direta entre atividade física regular e melhora na função imunológica. Isso é muito devido ao fato de que quando você se exercita, as células imunológicas circulam mais rapidamente dentro do seu corpo, e são mais poderosas para destruir vírus e bactérias.


De fato, um estudo recente que procurava relacionar os níveis de atividade ao risco de pegar um resfriado, descobriu que aqueles que faziam exercícios de intensidade moderada a alta, quatro vezes por semana, pegaram 20 a 30% menos gripes que aqueles que faziam menos ou nenhuma atividade física.
No entanto, moderação parece ser a chave. O bom condicionamento físico geral, particularmente o cardiovascular, irá reforçar o seu sistema imunológico e o protegerá das doenças, embora não seja uma garantia. Exercício demais irá suprimir o seu sistema imunológico, com os resfriados freqüentes sendo uns dos sinais de excesso de treino.
Quando se trata da sua dieta, também há muito que você pode fazer para reduzir a chance de se gripar. Número um: tomar muito líquido. Ao menos oito copos (de 250 ml) de água ao dia. Por quê? Porque gripes e resfriados prosperam em gargantas e vias nasais ressecadas. Beber bastante líquidos ao longo do dia vai resolver isso.


Ao cozinhar, adicione boas doses de alho à sua comida. O alho contém alicina, um poderoso componente antimicrobiano que neutraliza bactérias e vírus. Além disso, fique longe de alimentos altamente processados e com muito açúcar. Ambos aumentam os níveis de glicose no sangue, fazendo com que suas células brancas do sangue fiquem lentas, e menos capazes de combater as viroses.

Finalmente, considere ingerir uma dose diária de vitamina E. Um estudo de 12 meses da Universidade de Tufts, nos EUA, mostrou que, ao invés de encurtar um resfriado, poderia preveni-lo, para começar.

Você está doente e lutando

Você fez todas as coisas certas, mas de algum modo você caiu doente, mesmo assim. Se você se exercita regularmente, será tentador continuar a sua rotina diária de treino, mas isso pode não ser uma boa ideia.

Quando está doente, você precisa descansar. Você precisa usar toda a sua energia para combater a infecção virótica ou bacteriana. É especialmente importante evitar exercitar-se se você tem uma febre. Treinar durante esse período pode estressar o coração, que já está batendo mais rápido devido à temperatura corporal mais alta.

O mesmo vale para quando você está sofrendo de congestão pulmonar, tosse e falta de ar. Se, no entanto, você tem apenas um pouco de coriza, exercício moderado provavelmente não faz mal. Ouça o seu corpo e faça o que ele lhe diz.

Se você está doente, é melhor não se exercitar. A atividade física é um estresse adicional em um sistema que já está trabalhando duro para combater a gripe. Isso é muito importante se você tem febre. Se esse é o caso, então descanse, e quando recomeçar seu programa de exercícios, comece aos poucos.

Suas chances de ter uma recuperação rápida são ainda maiores se você vestir roupas quentes e descansar. Ficar aquecido é importante ao combater uma gripe, pois acelera a ação do sistema imunológico. Se você tem uma febre, considere como uma benção. Esse é o modo do corpo de “fritar” o micróbio que o infectou.

Embora comer seja a última coisa que passe por sua mente, uma dieta com pouca gordura e muita fibra, com uma variedade de alimentos integrais, pode acelerar sua recuperação da gripe.


Pense em caldos e ensopados quentes que o nutram. E nada de saladas e alimentos crus. Eles requerem muita energia para serem digeridos, e quando você está combatendo uma gripe, não há energia a dispensar.

Ao preparar uma sopa, certifique-se de incluir carne de frango. A proteína da galinha contém propriedades antiinflamatórias que aliviam a dor de garganta, e incentivam a expectoração.


Comer alho impede que o resfriado evolua, enquanto que comer iogurte ajuda a aumentar a imunidade. E embora haja pouca evidência de que a vitamina C previna um resfriado há alguns estudos que sugerem que pode diminuir a sua duração e severidade. O mesmo vale para o zinco.

Finalmente, uma forma de prevenção “não natural”, mas essencial é a vacinação anual contra a gripe, que pode não impedir resfriados leves, mas pode evitar os riscos de uma pneumonia, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails