sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Frutas Secas no Forno


Veja como fazer frutas desidratadas no forno, um petisco saudável e delicioso.
As maçãs são frutas ideais para secar no forno, mas quase toda fruta fresca pode ser seca dessa forma.

Como Fazer

1. Lave as maçãs e corte fora qualquer parte machucada ou mole. Retire o miolo e fatie em anéis de 3-5 mm. Descarte os anéis de fora, com mais casca.


2. Coloque as fatias dentro de uma tigela com água acidulada*, escorra numa toalha de cozinha. Disponha separadamente numa única camada em grade de metal sobre uma assadeira. Seque no forno (50-60°C) por 8-24 horas, dependendo da temperatura. Isso pode ser feito em estágios.


3. Vire as fatias de vez em quando, enquanto secam. Estarão prontas quando tiverem a aparência e textura de camurça macia. Para uma versão mais ‘sequinha’, seque as fatias até ficarem crocantes. Retire do forno, cubra com papel manteiga, deixe por 12-24 horas, e vire de vez em quando, para ter certeza de que sobre o mínimo possível de umidade. Isso vai reduzir o risco de mofar mais tarde.


4. Coloque em potes herméticos e armazene em lugar fresco, seco e escuro. Verifique regularmente se não há deterioração. Alternativamente, armazene em sacos próprios e congele.

*Água acidulada, nada mais é do que alguma substância ácida (como suco de limão ou vinagre) misturada com água. Essa mistura normalmente é usada para evitar que os vegetais percam a cor, ou fiquem escuros pelo contato com o ar. Prepare a água acidulada juntando 1-1/2 colher (sopa) de vinagre, ou 3 colheres (sopa) de suco de limão, ou ½ xíc. de vinho branco a ¼ de água.

6 comentários:

  1. Oi Silvia!

    se lembrar, depois nos conte como ficou.
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir
  2. Se você gosta de frutas,preserve-as em forma de "gelinho"; "dindim"; "geladinhos" etc., principalmente as sazonais. Faça suas polpas para consumí-las mais tarde; é fácil acondicioná-las nos saquinhos. Você encontra no Mercado Livre aparelhos para isso.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica vou tentar fazer...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  4. Com o gás no valor que está, sai mais barato comprar pronto em lojas de produtos naturais. Mas a idéia é boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção aqui foi mostrar a possibilidade de fazer as frutas secas em casa. Realmente não tenho calculado o custo do preparo caseiro, mas o produto é bem caro, seja em lojas, ou em feiras.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails