quarta-feira, 12 de maio de 2010

Flan Caseiro

 

Ingredientes

Para o Caramelo
- 170 g de açúcar
- 80 ml de água

Para o Flan
- 160 ml de leite
- 185 ml de creme de leite fresco
- 2 ovos e 4 gemas
- 75 g de açúcar
- 1 c.c. de açúcar de baunilha

1- Faça o caramelo: coloque o açúcar dentro de uma panela pequena, mais a água, e cozinhe em fogo médio até que o açúcar derreta. Continue o cozimento até formar um caramelo de cor marrom claro. Despeje o caramelo em 6 forminhas e reserve.

2- Prepare o flan: em outra panela, junte a nata e o leite e cozinhe até levantar fervura. Numa vasilha, bata os ovos e as gemas com o açúcar e a baunilha e derrame sobre o leite quente. Bata até obter um creme homogêneo. Reparta nas forminhas, enchendo quase até a borda. Cozinhe em banho-maria no forno pré-aquecido a 180oC, por 35 min.

3- Desenforme: quando estiverem cozidos, tire do forno e deixe esfriar antes de levar à geladeira. Passe uma faca pela borda das forminhas e vire sobre os pratos de sobremesa.

Obs.: se for fazer o flan dentro de uma fôrma grande, deixe cozinhar por mais 10 min.

Sem tempo para preparar o flan? Siga essa receita e deixe a sobremesa mais saudável com as frutas.

Flan com Frutas

Ingredientes

- 1 maçã
- 1 kiwi
- 1 banana
- 1 xíc. de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- Flan instantâneo*

Como Fazer

Descasque e corte as frutas em cubos. Cozinhe com a água e o açúcar até o líquido ficar espesso. Escorra bem e bata as frutas no liquidificador. Prepare o flan e misture com as frutas batidas. Despeje em forminhas individuais. Leve à geladeira. *Observe os ingredientes no rótulo do alimento industrializado, para ver se contém glúten, ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails