segunda-feira, 9 de abril de 2012

Frutas secas, Alimento Saudável


Consumir frutas secas (nozes, castanhas, etc.) em pequenas quantidades pode trazer inúmeros benefícios ao organismo.

Essa informação foi recentemente confirmada pela revisão de 25 estudos, envolvendo 600 pessoas. Algumas conclusões importantes podem ser destacadas:

- Comer 67 g (em média) de frutas secas ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL (‘ruim’) em 7,4%.

- O consumo de nozes pode ajudar a prevenir a absorção de colesterol LDL.

- As frutas secas são uma parte importante de uma dieta saudável, desde que sejam consumidas in natura (sem sal ou açúcar).

- Os estudos também demonstraram uma queda nos níveis de triglicerídeos (seu aumento está ligado a doenças cardíacas).

- Seu impacto positivo foi menos visível em pessoas com sobrepeso.

- Diferentes qualidades de nozes têm efeitos semelhantes na redução do colesterol.



Por que introduzir as nozes na sua dieta:


Seu aporte calórico faz com que as frutas secas tenham às vezes uma ‘má fama’ que não merecem. Isso porque as gorduras presentes em sua composição são na verdade benéficas para a saúde. É claro que sempre pensando no seu consumo moderado.

A maior parte das frutas secas é rica em gorduras saudáveis monoinsaturadas e poli-insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, e de lipídios do sangue.

Além das gorduras saudáveis, proteínas e fibra, cada tipo de fruta seca contém uma combinação particular de vitaminas e minerais. A maior parte delas contém quantidades significativas de vitamina E, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita que eles ataquem as células sãs. 

As frutas secas também contêm outros compostos benéficos, como esteroides vegetais, fito-estrógeno e outros fitonutrientes, que podem ser bons para o coração.

Também foi sugerido que as frutas secas ajudam a reduzir a inflamação das artérias, que é um dos primeiros indícios de doenças coronárias.

Existem estudos científicos que mostram que o consumo frequente de frutas secas está associado a um menor risco de diabetes mellitus tipo 2, também conhecida como diabetes do adulto, ou da maturidade.

Do mesmo modo se associa o consumo de frutas secas a uma ação protetora contra certos tipos de câncer. Um exemplo: o 'Estudo Prospectivo Europeu sobre Câncer e Nutrição' (European Prospective Investigation into Cancer and Nutrition, EPIC) descobriu que, quanto mais frutas secas e sementes as mulheres consumiam, menor era o seu risco de sofrer de câncer de colón. 

Concluindo, comer um punhado de um mix de frutas secas, várias vezes por semana, traz benefícios à saúde, levando-se sempre em conta o seu alto valor calórico. Por isso, como foi dito, consumir em quantidades moderadas, como substituto de outros alimentos menos saudáveis (e não simplesmente adicionando-se à dieta) e, de preferência, consumir as nozes naturais, sem sal ou açúcar.


Dica: Salada de Frango, Nozes e Figos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails