segunda-feira, 2 de abril de 2012

Papillote de Filé de Peixe



A carne de pescado pode ser cara, e facilmente passa do ponto na hora de cozinhar, tudo o que se quer evitar, principalmente ao preparar um prato especial. Veja como fazer, passo a passo, um prato de peixe com a técnica de ‘papillote’, um modo fácil e saudável de cozinhar.

O primeiro passo, ao cozinhar peixe, ou qualquer tipo de frutos do mar, é certificar-se de que esteja fresco. No caso do peixe, a carne deve ser firme e ter cheiro de mar ou, melhor ainda, de água mineral.

Quando você segura um filé, às vezes ele se quebra e desmancha, o que significa que a carne é velha, ou foi mal conservada. A pele deve ser brilhante, com escamas. O filé também deve ter um belo aroma de peixe fresco.

A ideia de ‘envelopar’ o alimento é para que não se perca nenhuma gota dos sucos naturais, que darão o sabor especial ao prato.

Como preparar o peixe no ‘papillote’:

1- Corte uma folha de papel manteiga (ou papel alumínio) em um grande círculo. Como referência, para um filé de peixe de 200 g, corte o círculo mais ou menos do diâmetro de uma frigideira de tamanho médio.



2- Unte levemente o papel, disponha o filé, adicionando alguns ingredientes para dar sabor, como cebola, alcaparras, etc. Junte uma colher de manteiga, e uma colher (sopa) de caldo (peixe, ou legumes). Feche o círculo em meia-lua, dobrando com cuidado a borda para fechar bem. Uma boa dica dos ‘chefs’ experientes é usar clara de ovo para ‘selar’ o pacote.


3- Para cozinhar, pré-aqueça o forno a 180-200ºC. Coloque o ‘papillote’ dentro de uma assadeira e leve ao forno. Deixe cozinhar por 8 a 10 minutos, ou até o ponto desejado. Um filé mais grosso pode levar de 12 a 15 minutos.

A manteiga e o caldo vão se combinar e produzir o vapor que cozinhará o filé de peixe dentro do pacote (desde que não haja furos no mesmo).



Para servir, leve os pacotinhos diretamente aos pratos individuais (abrindo com cuidado para não se queimar com o vapor).


Ou, se quiser dar um toque profissional de ‘chef’, coloque o filé no prato, leve o líquido para uma panela, tempere a gosto, e complemente com um pouco de manteiga para homogeneizar tudo, um pouquinho de creme de leite, e sirva esse molho sobre o filé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails