quinta-feira, 26 de abril de 2012

Como o Ruído Afeta Sua Saúde


O dia 25 de abril foi o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.
Vivemos rodeados de ruídos. Por isso, uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas percebe, ao se afastar das grandes cidades para desfrutar de uns dias de relaxamento, é o silêncio. Nas metrópoles, os ambientes barulhentos e com tráfego constante são bem comuns, mas deve-se destacar que, fora a perturbação inevitável, podem ter graves consequências ao organismo. Cerca de 80% da população de cidades grandes está exposta de modo constante a um ruído maior que o recomendável, estabelecido em 65 decibéis (dB).

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Japão é o país mais ruidoso do mundo, seguido da Espanha, em segundo lugar. E o ruído nas grandes cidades brasileiras vem crescendo ano a ano, graças, principalmente, ao aumento progressivo e inexorável da frota de automóveis no país.

O ruído do ambiente, em certas ocasiões, pode se transformar num problema sanitário, já que pode danificar o órgão auditivo e afetar o sistema nervoso central. Ao excitar os neurônios do sistema nervoso provoca, ocasionalmente, certo grau de ansiedade, cefaleias, irritabilidade ou alterações do sono (dificuldade para conciliar o sono, ou sono de má qualidade). Além disso, o ruído não afeta o organismo apenas por sua intensidade, mas também por sua duração”.


Curiosidade: “A OMS recomenda um nível máximo de ruído para o ambiente hospitalar na faixa de 55 dB. A tolerância máxima do ouvido humano é inferior a 80 dB, encontrando-se abaixo do ruído produzido em uma avenida barulhenta (100 dB), pela corneta do tipo vuvuzela (120 dB) e por uma turbina de avião (140 dB)*”
Como os diferentes tipos de ruído afetam o ouvido:

- Se a exposição a ruídos fortes, acima de 80 dB (como o produzido por uma furadeira elétrica), é prolongada, pode ocasionar uma perda permanente da audição.


- Se a exposição a ruídos fortes se produz durante um curto espaço de tempo, pode originar uma perda temporária da audição.
- Um ruído muito forte, superior a 110 dB (como o da turbina de um avião na decolagem), mesmo que seja de curta duração, pode produzir uma perda permanente da audição.


Sintomas de Alarme
Recomenda-se consultar um otorrinolaringologista o mais breve possível para fazer uma avaliação, caso surjam alguns desses sintomas:

- Perceber ‘tinnitus’, ou seja, escutar timbres, golpes ou zumbidos nos ouvidos, que no provenham de nenhuma fonte;
- Sentir dor nos ouvidos;
- Dificuldade para escutar as pessoas falando;
- Impossibilidade de ouvir tons altos ou sons baixos.

É importante não apenas proteger-se do ruído, mas também conscientizar-se do que as pessoas produzem com algumas de suas atividades, e que podem prejudicar a saúde dos demais cidadãos.


Recomendações para proteger seus ouvidos, e melhorar a qualidade de vida dos que o rodeiam:

- As pessoas que trabalhem em ambientes muito barulhentos, como com maquinário, grandes motores ou explosivos, devem se proteger com tampões e/ou protetores auriculares;
- O uso de tampões pode reduzir em até 40% a incidência do ruído sobre o ouvido. Há diferentes opções, como os moldáveis, ou os pré-moldados e que podem ser usados por toda a população que sofra com alguma forma de poluição sonora;
- Evitar, dentro do possível, permanecer durante longos períodos em lugares com ruídos constantes e fortes;
- Deve-se moderar o volume que se escuta nos aparelhos de música e televisão, tanto para proteger os ouvidos, como para evitar incômodo aos que lhe rodeiam;
- É conveniente controlar os horários em que se realizam certas atividades, e cuidar para que incomodem ao mínimo os vizinhos. Passar o aspirador de pó, por exemplo, gera em torno de 70 dB;
- Prevenir que nossa casa, ou local de trabalho produzam poluição sonora, tomando medidas como instalar paredes duplas, ou isolamento acústico;
- Cobrir o piso com materiais elásticos, como emborrachados ou carpetes reduzirá a incidência de pisadas, ou pancadas.

Casos mais Críticos
Há profissões que estão mais expostas aos efeitos do ruído. Assim, aconselha-se que esses trabalhadores tomem maiores precauções, especialmente aqueles que estão em contato com explosivos ou materiais semelhantes, já que estes geram ondas expansivas que afetam severamente os ouvidos.

E há as pessoas que sofrem de osteoesclerose cocleal, uma doença hereditária e progressiva, que provoca uma perda moderada da audição. Essa condição afeta entre 15 e 20% da população, que sofre mais com os efeitos nocivos do ruído, já que seus ouvidos são mais frágeis, e por isso devem ter cuidados especiais quanto à proteção.

A Audição dos Jovens


Os mais jovens também são um grupo de risco. O volume da música, ao usar fones de ouvido, deve de ser controlado, e nunca superar os 80 dB. Além disso, nas boates ou festas particulares, a música pode estar muito elevada, e por isso devem procurar se afastar dos autofalantes para proteger os ouvidos. E em caso de se escutarem sinais sonoros (bipes) dentro da sala, ou na saída, utilizar tampões para atenuar o ruído.

Leia mais sobre o assunto:
1.*Ruídos na unidade de terapia intensiva: quantificação e percepção dos profissionais de saúde: http://bit.ly/IUD8rz
2. Poluição sonora como crime ambiental: http://bit.ly/IzYNb1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails