quarta-feira, 18 de junho de 2014

Diagnóstico de Intolerância Alimentar


Às vezes uma indisposição digestiva pode ser consequência da intolerância que seu organismo tenha a um alimento ou alimentos concretos. É neste caso que falamos em intolerância alimentar, um tipo de hipersensibilidade (não alérgica) que pode ser provocada por diversos aspectos, entre os quais, imunológicos, tóxicos, enzimáticos, etc.; e que pode afetar de forma negativa o metabolismo.

Como saber se apresentamos intolerância a algum alimento?

Para detectar uma intolerância alimentar é necessária a realização de um exame de sangue, que permitirá analisar a reação dos anticorpos do paciente sobre um número determinado de alimentos - geralmente estes testes levam em conta cerca de 200. É fundamental uma análise médica dos mesmos para poder começar um tratamento com os alimentos que se recomenda eliminar e, portanto, uma dieta mais adequada.

Alergia ou intolerância?

É preciso diferenciar as alergias das intolerâncias. As alergias provocam reações muito rápidas após o alimento ser ingerido, enquanto que a intolerância costuma causar uma reação lenta e retardada.

Os principais sintomas das intolerâncias alimentares podem ser: enxaquecas, insônia, ansiedade, apatia, cãibras, retenção de líquidos, dor abdominal, asma, rinite, queda de cabelo, eczemas e fadiga crônica.

Entretanto, as intolerâncias alimentares são problemas reversíveis. O organismo pode se recuperar e desintoxicar e, inclusive com o tempo, existe a possibilidade de poder voltar a consumir tais alimentos sem problemas. O mesmo não se passa com doenças autoimunes como a celíase, que é uma intolerância permanente ao glúten, cujo único tratamento é a abstenção total e permanente a alimentos que contenham esta substância.

Quais são as intolerâncias alimentares mais frequentes?

Atualmente a lactose e o glúten são as substâncias que mais causam intolerâncias alimentares. Quanto ao glúten, podemos destacar produtos elaborados com trigo, aveia, cevada e centeio. Também são muito comuns as intolerâncias à frutose e à histamina.

Pode ser uma ferramenta para baixar de peso?

Pode haver pessoas que apresentem uma maior dificuldade para emagrecer por causa de alimentos que bloqueiam seu organismo (por exemplo, a retenção de líquido); o que dificulta em grande parte que atinjam um peso adequado. No entanto, os testes de intolerância não são uma ferramenta para emagrecer, mas para proporcionar um tratamento mais preciso.

Quais são os testes de intolerância alimentar mais utilizados?

Existem diferentes sistemas para a medição do grau de intolerância alimentar, dos quais podemos destacar alguns: o Teste de Alcat (talvez um dos mais conhecidos), os baseados na medição do IgG, e outras técnicas como a kinesiologia, a bioressonância, a eletroacupuntura, etc.

Em qualquer destes casos, é o médico que deverá indicar o melhor sistema e tratamento, com base no diagnóstico. E nem por isso pode-se considerar alguns resultados como exatos, mas sim uma potencialidade do que nosso corpo pode ou não rejeitar.

Alguns conselhos finais são:

- Não entre em pânico ante um pequeno mal estar digestivo. Observe se o sintoma se repete com certa frequência;

- O segundo passo é procurar seu médico de confiança, ou um clínico geral, que irá avaliar a situação e encaminhá-lo, se for o caso, para um especialista;

- Não se abstenha de alimentos por conta própria. Durante a fase de testes de intolerância, os alimentos suspeitos de causar o problema devem estar presentes na alimentação do paciente, ou o resultado pode ser um falso negativo;

- Tenha paciência e perseverança, pois nem sempre o problema é detectado em uma única avaliação clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails