domingo, 20 de julho de 2014

Noções Básicas Para Uma Viagem Sem Glúten


Para as pessoas celíacas, ou com algum grau de intolerância ao glúten, viajar muitas vezes significa comer fora de uma cozinha segura, familiar. Entretanto, com um pouco de pesquisa, preparação e flexibilidade, todos podem fazer uma viagem sem glúten, saudável e divertida. Veja algumas dicas básicas para sua viagem sem glúten.

Antes da viagem

Pesquise seu destino online - Pesquise no Google “sem glúten [seu destino]” (para viagens ao exterior, tente “gluten-free [seu destino]”), ou use uma ferramenta de busca sem glúten, ou ainda um aplicativo de smartphone para ter acesso às opções. Pesquisar na internet pode fornecer as informações mais atuais, e uma variedade de comentários gerados tanto por usuários, como por profissionais.
 
Comece com os restaurantes, padarias e hotéis mais promissores de seu destino, e entre em contato com o gerente de cada local para saber mais sobre opções sem glúten, preparo dos alimentos e contaminação cruzada.

Escolha hotéis com cuidado - Hotéis de estadia prolongada muitas vezes incluem cozinhas em cada quarto, dando aos hóspedes a opção de cozinhar no local. Muitos outros hotéis oferecerão um frigobar, ou um aparelho de microondas, a pedido, para armazenamento e preparação de alimentos básicos.

Converse com seus anfitriões - Se for hospedar-se na casa de amigos ou familiares, converse com eles sobre suas necessidades de dieta com antecedência. Sugira alguns alimentos sem glúten para seus anfitriões terem a mão, planejem juntos as refeições, e providencie utensílios de cozinha não contaminados, se necessário.

Embale lanches - Sempre tenha um estoque de lanches para mantê-lo alimentado durante a viagem. Compre produtos sem glúten no supermercado local, ou prepare seus lanches favoritos feitos em casa.

Em trânsito

No ar - Algumas empresas aéreas oferecem lanches e refeições sem glúten, pagas, ou como parte do serviço regular de refeições. Ligue para sua empresa aérea com pelo menos uma semana de antecedência para perguntar sobre opções sem glúten, e faça um pedido, se necessário.

No carro – Pare em restaurantes e lojas de produtos sem glúten ao longo do caminho, ou leve um freezer portátil com sua comida caseira. Se tiver espaço sobrando, leve utensílios básicos de cozinha junto.

No barco – Muitas companhias de cruzeiro marítimo podem acomodar celíacos. Certifique-se de entrar em contato com a empresa diretamente para saber se todas as suas necessidades podem ser satisfeitas para cada refeição que planeja fazer a bordo.

No seu destino

Questione – Embora você já tenha telefonado com antecedência e falado com o gerente do restaurante, confeitaria ou hotel, certifique-se de informar à equipe pessoalmente sobre suas necessidades. Não hesite em fazer perguntas específicas sobre cada item do cardápio. O que há no molho? As batatas fritas são preparadas separadamente? A pizza sem glúten é feita com utensílios e equipamento exclusivos?

Use dining cards – Os dining cards reutilizáveis podem ser baixados da internet, ou podem ser adquiridos em muitas lojas no exterior. Com sua descrição pontual da necessidade das pessoas celíacas, eles são úteis como forma de comunicação com os chefes de cozinha e equipe dos restaurantes. Disponíveis em dezenas de línguas, estes cartões podem ser um salva-vidas para viagens ao exterior, e para ultrapassar barreiras linguísticas.


Seja flexível - Planos podem mudar num piscar de olhos. O restaurante que você escolheu pode encerrar sua oferta de opções sem glúten antes de sua chegada, ou sua agência de turismo pode votar contra a caminhada até aquela padaria que você queria tanto visitar. Não hesite em pular para o próximo lugar em sua lista sem glúten, confie no lanche que você embalou, ou faça um pequeno estoque na loja de produtos naturais mais próxima, de acordo com sua necessidade.

Uma vez que tenha planejado e preparado tudo de acordo, desfrute de sua viagem! A maior consciência sobre a doença celíaca e a dieta sem glúten significa que opções seguras estão disponíveis em muitos lugares pelo mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails