quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como Preparar Chá Gelado


Dicas muito práticas para preparar um chá gelado bem saboroso!

Esta bebida converteu-se em uma alternativa saudável aos refrescos industrializados, na hora de acompanhar uma refeição ou simplesmente matar a sede.

Não há nada de novo em afirma-se que o chá é uma das bebidas mais saudáveis e com mais propriedades benéficas para o nosso organismo. O chá é saboreado por todo o planeta, seja gelado ou quente, o ano inteiro. As propriedades medicinais do chá já foram e continuam sendo alvo de muitos estudos científicos e, de forma genérica e sempre levando em conta que o consumo do chá deve ser moderado, podemos destacar seus principais benefícios:

- É adstringente;

- Ajuda a prevenir a arteriosclerose;

- Funciona na prevenção de infecções;

- É muito rico em antioxidantes (que previnem o envelhecimento);

- Pode ajudar a reduzir o mau colesterol;

- Facilita a eliminação de gorduras (especialmente o chá vermelho, conhecido como ‘queima-gorduras’);

- É diurético;

- Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e reduz o risco de doenças coronárias.


Quando as temperaturas estão mais altas, o organismo pede bebidas geladas, e é hora de acrescentar uns cubinhos de gelo ao seu chá favorito.

Estas são algumas dicas para preparar o chá gelado em casa:

- Além de adicionar gelo ao chá quente, outra opção consiste em colocar duas colherinhas (umas 10 g) de folhas de chá soltas, por copo (250 ml) em um recipiente grande. Deixe na geladeira da noite para o dia, coe e adicione o gelo.

- Os cubos podem ser, em lugar de água, de chá (elaborados previamente no congelador). Além disso, pode-se adicionar açúcar, folhas de hortelã, suco de limão, etc., de acordo com o gosto pessoal.

- Para quem gosta de adoçar o chá, é bom fazê-lo com a bebida ainda quente. Com o chá frio é mais difícil dissolver o açúcar.

- Se normalmente você usa açúcar ou mel para adoçar seu chá quente, o melhor adoçante para o chá frio é o xarope.

- É muito importante deixar o chá esfriar antes de levá-lo à geladeira. O contraste térmico é prejudicial ao sabor da bebida. É melhor deixar que o chá alcance à temperatura ambiente antes de resfriá-lo.

- Não deixe o chá por muitos dias na geladeira. Uma jarra de chá gelado dura 2-3 dias em ótimo estado. Depois disso, começa a perder o sabor e não será mais agradável ao paladar.


- Em lojas especializadas encontra-se à venda jarras especialmente desenhadas para preparar chá gelado em casa (como um filtro interno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails