sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Como Aplicar a Decoração Educativa em Casa


As crianças aprendem a ser mais organizadas quando o ambiente se adapta a suas necessidades, tanto de crescimento como educativas.




Uma das tendências que mais tem crescido dentro da decoração infantil é o que se conhece como 'decoração educativa', que permite decompor o ambiente em que as crianças vivem e brincam em vários níveis, adaptando-se ao seu ritmo de crescimento e necessidades, e integrando em casa algumas das rotinas que aprendem na escola, e que normalmente não poderiam realizar no âmbito familiar. Isto envolve desde ensiná-los a manter a ordem até impulsionar sua criatividade com elementos estimulantes.




Um exemplo: os armários, cabides ou pias não estarem colocados na sua altura (ao contrário do que acontece no ambiente escolar), impede que as crianças se responsabilizem pela ordem em seus próprios espaços, desfazendo em parte os bons hábitos que adquirem na escola. Algo tão simples como dispor algumas caixas ou baús a sua disposição para guardar os brinquedos, ou um escada para que possam lavar as mãos, ou escovar os dentes na pia, oferecem progressivamente uma maior autonomia aos pequenos, que aprendem a respeitar o espaço compartilhado e a colaborar na organização do lugar.





De fato, a maioria dos pais pensa ser importante que as crianças vivam num ambiente moderadamente organizado, para que aprendam valores positivos também dentro de casa. O comportamento dos pais tem muito a ver com a educação dos filhos, e a melhor maneira de educar é através do exemplo. Se a criança vê que seus pais têm uma série de rotinas relacionadas com a organização, vai adquiri-la de modo natural, com coisas tão simples como tirar a mesa ou recolher seus brinquedos.


A decoração educativa pode começar desde a mais tenra idade, e se estende a todo tipo de elementos estimulantes integrados no ambiente infantil, como discos educativos, brinquedos que estimulem o desenvolvimento, ou abajures com imagens projetadas, que vão evoluindo através dos anos até mapas, lousas, globos planetários, ou brinquedos de construção.





Mais ideias: os tecidos e marcadores laváveis para expandir a criatividade fora das margens do papel, os cartazes com palavras em outros idiomas, os tapetes tipo quebra-cabeças, os abecedários magnéticos, ou as etiquetas nas gavetas de roupas (para que vão aprendendo a vestir-se sozinhos) serão outros pequenos, mas valiosos esforços para que eles assimilem conceitos enquanto crescem.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails