quinta-feira, 27 de março de 2014

Brinquedos Que Estimulam o Desenvolvimento Infantil


Um guia muito útil relaciona os brinquedos próprios para os bebês menores de 3 anos, em quatro etapas de seu desenvolvimento.

Para os pais de primeira viagem, ou para quem pretende presentear um recém-nascido, é normal questionar-se como serão os primeiros meses de vida do bebê... Saber em que sentido é importante estimular o desenvolvimento das crianças através dos brinquedos (e das brincadeiras) se converte numa das principais tarefas dos responsáveis, principalmente se estiverem pensando em comprar um brinquedo adaptado às necessidades do bebê.

As crianças com menos de 3 anos não podem se comunicar com a mesma facilidade que as que já aprenderam a falar e interagir adequadamente com seu entorno. Para facilitar a compreensão desta fase, veja este guia básico sobre o estímulo infantil, que ajuda a entender o desenvolvimento criativo dos bebês, seguindo as etapas que, mais cedo ou mais tarde, todas as crianças irão cumprir.


Bebês de 0 a 6 meses

Até a quarta semana de vida, o bebê já é capaz de fixar os olhos em rostos e objetos a uns 30 centímetros de distância. Nesta idade você já pode mostrar a ele certas imagens, livros ou móbiles adaptados a sua idade. Ao final do primeiro trimestre, ele será́ capaz de segurar certos objetos com as mãos e levá-los à boca: é bom brincar com chocalhos que emitam algum som, ou que sejam de plá́stico, ou tecido, para que possam tocar e morder.

Brinquedos recomendados: os que estimulem os sentidos, com cores, texturas e sons diferentes, como tapetes com atividades, chocalhos, móbiles, ou livros de tecido; além disso, brinquedos que ajudem a descobrir o próprio corpo, como mordedores e bonecos de borracha.


Bebês de 6 a 12 meses

Chegando ao fim do sexto mês, o bebê é capaz de se manter sentado, apoiado entre almofadas; ele balbucia e já pode segurar a colher. Para seguir estimulando estas habilidades, você pode jogar com cubos de plá́stico de várias cores, bolas, ou formas que girem, além de espelhos e brinquedos para o banho. Aos 9 meses, o bebê aprende a virar-se e descobre a sensação de morder; começam a chamar-lhe a atenção os sons e mú́sicas, e já é capaz de soltar um objeto para pegar outro. É nesta etapa que ele costuma desenvolver um afeto particular por um bichinho de pelúcia, ou brinquedo, ou uma coberta.

Brinquedos recomendados: os que estimulem a exploração de objetos, como bolas, livros de tecido e cartolina grossa, além de qualquer brinquedo que possa agarrar e explorar. Os brinquedos que estimulam a afetividade também são recomendáveis, como bichos de pelúcia e bonecos de tecido.




Bebês de 13 a 18 meses

A partir dos 13 meses o bebê gosta cada vez mais de andar por conta própria e irá se rebelar com frequência. Sendo assim, é preciso impor limites claros a ele. Embora ainda costume perder o equilíbrio, a possibilidade de se levantar, caminhar, parar, ou engatinhar representa a melhor das distrações. Durante esses meses a criança também descobre o quão divertido pode ser empurrar as coisas, como cadeiras, mesas pequenas, ou qualquer objeto que lhe sirva de apoio.

Graças ao controle da motricidade, a criança já pode pegar o lá
p
is e realizar seus primeiros rabiscos. Ela também é capaz de identificar e lembrar-se das ilustrações dos livros, especialmente se você lhe ensinar os nomes dos personagens dos contos infantis.

Brinquedos recomendados: os que convidem a explorar o ambiente, como as bicicletas com rodinhas e os carrinhos de bebê, além dos cubos para encaixar e empilhar, as pinturas, as massas de modelar, ou os quebra-cabeças simples.


Bebês de 18 a 24 meses

Nesta etapa, a criança gosta de testar sua capacidade motora, como dançar, saltar sobre ambos os pés, girar e jogar bola. É o momento de começar a utilizar o pulso junto com o antebraço para abrir e fechar portas, e se tornará mais fácil para ela vestir-se e folhear as páginas dos livros. O bebê também é capaz de identificar e dar nome a várias partes de seu corpo, seus brinquedos cotidianos, os objetos familiares e os personagens de seus contos infantis.

Brinquedos recomendados: os que permitam relacionar fatos de causa-efeito, bater, lançar, carregar e descarregar, experimentar com a água e a terra. Os brinquedos que estimulem a imitação de ações simples e uso de linguagem, e os que permitam desenvolver sua habilidade manual e criativa, como pinturas, lousas e massa de modelar.


Bebês de 2 a 3 anos

Nesta idade os bebês aprendem a abrir e fechar o zíper quando se vestem, e sabem usar os botões. Seu nível de compreensão atinge o conhecimento do significado das imagens dos contos, reconhece e nomeia cores, aprende canções infantis, e conta até dez.

Brinquedos recomendados: os que se desfrutam ao ar livre, como triciclos, bolas, cubos e pás. Os brinquedos para construir, encaixar e melhorar sua habilidade manual e criativa, e os que imitam as cenas familiares e profissionais: bonecos, marionetes, telefones, cozinhas, me
́dicos, carros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails