domingo, 15 de dezembro de 2013

Respirando de Forma Correta


A falta de ar e uma respiração incorreta podem provocar diversos efeitos secundários negativos em nosso organismo.

Você sabia que sua saúde, seu estado de ânimo e seu rendimento dependem, em parte, de sua respiração? Pois respirar bem é imprescindível para oxigenar o organismo.

Anote estes conselhos úteis:

- Para respirar adequadamente, é importante inspirar sempre pelo nariz, já que as fossas nasais atuam como um filtro natural, além de equilibrar a temperatura do ar com a do corpo.

- Procure inspirar o ar até encher os pulmões; inspirações pela metade faz com que nos sintamos cansados antes da hora.

- Expire lentamente, expulsando o ar de forma gradual e até ter a sensação de que os pulmões se esvaziam. A hiperventilação se produz exatamente por causa de um acúmulo excessivo de ar, produzido quando o ar não é expulso por completo.

- Também é fundamental manter uma boa postura, com a coluna vertebral reta e apoiando a estrutura corporal na zona dos rins, tanto de pé, como sentado. O ritmo de respiração em repouso de uma pessoa normal é por volta de 15 vezes por minuto, e durante um exercício intenso pode chegar a 50.

- Como saber se estou respirando mal?
Todos estes conselhos lhe cairão muito bem, porque a falta de ar, e uma respiração inadequada podem provocar diversos efeitos secundários, como nervosismo, transtornos do sono, agitação e tensões. Este é um dos motivos pelos quais existem terapias respiratórias, que ajudam a solucionar bloqueios energéticos, e que costumam ser muito eficientes para liberar tensões ocultas.

- Uma vantagem extra:

Uma das vantagens adicionais de respirar profundamente é reforçar a musculatura do ventre, a zona dos rins e as costas, o que ajuda a melhorar a imagem e lhe dar um aspecto mais esbelto. Além disso, se você está estressado, experimente respirar fundo: provavelmente irá recuperar a tranquilidade.

Dica: exercícios como natação, pilates e yoga ajudam os praticantes a reeducar sua respiração, tornando-a mais fluida e natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails