segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Benefício dos Alimentos Integrais


Por que é importante incluir esses alimentos na nossa dieta?

Esses produtos são ‘amigos’ da boa forma, do trânsito intestinal, dos níveis de colesterol, etc.

Hoje em dia, a variedades de produtos culinários integrais que o mercado nos oferece é enorme: arroz, massas, pão, bolachas, biscoitos de todas as formas e sabores, etc. Mas...  O que é que diferencia exatamente esses produtos dos ‘comuns’?

Bem, o único ‘segredo’ consiste no uso de cereais de grão no momento da sua elaboração. Isso quer dizer que as partes externas do grão, o gérmen e o farelo, não são eliminadas no momento da trituração, como ocorre com os cereais refinados.

Uma diferença que faz com que tais alimentos proporcionem ao organismo uma serie de benefícios, entre eles:

- Melhoram o trânsito intestinal e contribuem para prevenir a constipação;

- Podem ajudar a prevenir doenças como o câncer, em especial o de cólon;

- Proporcionam uma sensação de saciedade, que evita a ingestão de outros alimentos mais calóricos, um aspecto importante nas dietas de emagrecimento;

No entanto, isso não quer dizer que se possam ingerir sem controle: o que realmente varia com relação aos alimentos refinados é sua quantidade de fibra, vitaminas, minerais e nutrientes, e não tanto o número de calorias, assim pode-se dizer que tanto uns como outros aportam quantidade semelhante de energia.

- Ajudam a reduzir os níveis de colesterol e, portanto, o risco de doenças cardíacas;

- E por fim, são muito recomendados para as pessoas com diabetes, já que sua ingestão não produz ‘picos’ elevados de glicose no sangue.

Para as pessoas com sensibilidade ao glúten, e que não podem desfrutar dos benefícios de cereais integrais como o trigo, a solução é procurar seguir uma dieta balanceada com o consumo de muitas frutas e vegetais, além do consumo de grãos alternativos como o gergelim, linhaça, trigo sarraceno e arroz integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails