quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Minestrone


Uma sopa muito saudável de vegetais, cozida lentamente, é a coisa mais deliciosa para se aquecer numa noite de frio. A sopa minestrone tem uma variedade de vegetais da estação cozidos em caldo de carne e tomates, até que os vegetais fiquem macios e todos os sabores se concentrem num único sabor rico e suave.

Há muitas variações do Minestrone, de acordo com a região da Itália. No norte, o arroz é um ingrediente padrão, feijão na Itália central, e no sul muito alho e tomates.

Essa receita de sopa minestrone é básica, e você pode adicionar outros legumes de acordo com a estação, e arroz ou massas de formato pequeno, se desejar. Fica ainda melhor se comida no dia seguinte, e pode ser congelada sem problema (sem massa dentro), portanto, para aproveitar faça uma panela grande de sopa.

Ingredientes (6-8 porções)

- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 40 g de manteiga
- 3 cebolas grandes, bem picadas

- 4 cenouras, cortadas em cubos
- 2 talos de aipo, em cubos
- 250 g de batatas, descascadas e em cubos
- 1 xíc. de feijão cozido
- 2 abobrinhas, em cubos
- 200 g de repolho, rasgado
- 1,5 litros de caldo de carne
- 175 g de tomates enlatados, picados com seu suco
- 40  de parmesão ralado

Como Fazer

Numa panela grande, coloque o azeite, manteiga e cebola picada e refogue em fogo médio, até a cebola ficar macia e dourado pálido.

Junte as cenouras e refogue por 2 minutos, então junte o aipo, seguido da batata e abobrinha.

Dê um tempo de um ou dois minutos para cada legume, mexendo de vez em quando, antes de acrescentar o próximo.

Por último, junte o repolho e cozinhe tudo por mais 5 minutos.

Junte os tomates e o seu suco e o caldo. Deixe levantar fervura e cozinhe no fogo mais baixo possível por cerca de 3 horas. No final, a sopa deverá ser densa e não muito aguada. Se ficar muito densa, adicione mais água.

Corrija o tempero, adicionando sal se necessário, junte o feijão cozido, e macarrão ou arroz. Aqueça por mais 10 minutos. Antes de servir, polvilhe queijo parmesão.

Outros ingredientes que você pode colocar no seu minestrone: bacon ou pancetta, feijões verdes, um pouco de alho, ervas frescas, e outros vegetais da estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails