O que a laranja traz ao organismo, fundamentalmente, é energia, na forma de hidratos de carbono e, igualmente, numa grande quantidade de vitaminas, minerais e celulose.
As qualidades dietéticas da laranja
Trata-se de um alimento muito completo dentro de seu grupo, de fácil assimilação e que aporta à dieta quantidades significativas de vitaminas A, B, B12 e sobretudo vitamina C.
Consumindo uma laranja média por dia, você está ingerindo a quantidade necessária de vitamina C, para um indivíduo de peso normal. Deve estar disponível na dieta infantil e de pessoas enfermas e convalescentes.
Este fruto atua beneficamente sobre o aparelho digestivo, auxiliando em suas funções, estimulando as glândulas secretoras e o trânsito intestinal, motivo pelo qual, pessoas com úlcera gástrica ou gastrite devem consumi-lo com moderação.
Por suas conhecidas qualidades medicinais, a laranja é muito usada pelos naturalistas.
Na infusão de suas flores (água de azahar) é um tônico calmante do sistema nervoso.
As infusões de folhas, flores e cascas, bebidas como chá quente antes de dormir, combatem a insônia e são indicadas nas neuralgias e na tosse persistente.
Além disso, a laranja é usada como reguladora do metabolismo dos ácidos graxos e do colesterol, e ao seu sumo se atribuem propriedades no combate à gota, ao diabetes e ao reumatismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário