domingo, 26 de abril de 2009

Os Alimentos, Medicina Milagrosa (livro)



Livro: LOS ALIMENTOS: MEDICINA MILAGROSA: QUE COMER Y QUE NO COMER PARA PREVENIR Y CURAR MAS DE 100 ENFERMEDADES Y PROBLEMAS, de Jean Caper. AMAT Editorial, Barcelona,1ª ed. 2008, 480 pg.


Resumo:
Saber o que se deve comer e o que não se deve comer, segundo as condições de saúde de cada pessoa, é possuir um tesouro de conhecimentos para tratar e prevenir os problemas de saúde, desde a gripe, até o câncer. O objetivo desse livro é proporcionar esse conhecimento. Houve, nesses últimos anos, uma explosão de estudos sobre esses temas e uma série de avanços científicos assombrosos sobre os poderes curativos e preventivos dos alimentos que afetam o comportamento celular. Este livro oferece ao leitor ideias práticas que lhe ajudarão a aclarar dúvida sobre a saúde, a aliviar as enfermidades e a tratar doenças existentes. Como evitar ou aliviar a gripe, a asma, a ansiedade, o estresse entre outros; como sobreviver a um infarto ou a um derrame cerebral e, igualmente, reduzir os tumores pré-cancerosos ou deter as metástases, são algumas das propostas do autor. Jean Carper é uma autoridade em saúde e nutrição e autora de numerosos livros. É colunista em vários jornais e consultora médica da CNN.
"É surpreendente que somente há alguns poucos anos é que os colombianos começaram a entender o que significa uma alimentação saudável, pois se acreditava que era simplesmente ficar saciado, tanto que existe um ditado popular que diz "barriga cheia, coração feliz", muito conhecido entre nossos pais, avós e bisavós. Não havia relação entre alimentação com saúde e muito menos que uma alimentação inadequada fosse causa de algumas doenças dentre algumas fatais. Quando não se morria por um acidente ou uma doença manifestada, logo se dizia "tão cheio de vida, morreu de repente". Nos anos 60 era comum se usar na culinária manteiga de porco para dar mais sabor aos alimentos, isso foi a causa de várias mortes prematuras por ataques cardíacos ou derrames cerebrais, mas quando a notícia começou a se difundir e que a gordura era quem bloqueava as artérias essas foram diminuídas no consumo e se estendeu a outras manteigas, e ainda salvou a má fama dos peixes gordurosos por seu alto conteúdo de ômega três. Também encontrou má fama os ovos de galinhas poedoras que recebem alimentação artificial com propósito de uma rápida engorda e para que possam por ovos diariamente que denota um atentado contra a saúde pública. Sem dúvida, para assimilar o conceito de alimentos com a medicina, requer que se saiba um pouco sobre nutrição humana, os diferentes nutrientes que devemos consumir diariamente, saber quais que o organismo humano sintetiza, o que causa o consumo frequente de alimentos com conservantes químicos, que muitas vezes significa o mesmo que alimentos contaminados, já que alimentos in natura não têm sua vida útil prolongada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails