terça-feira, 16 de setembro de 2008

Abóbora, Jerimum, Moranga



O cultivo da abóbora é comum em todo o Brasil. Também chamada de jerimum (Norte), ou moranga (Sul), a abóbora é uma planta anual, trepadeira de talo oco e folhas verdes.

A cambuquira, muito saborosa, é a flor da abóbora.


Esse legume tem alto valor nutritivo, contendo caroteno, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e fósforo. Tem poucas calorias e é de fácil digestão!


Escolha abóboras de casca firme e, batendo com os nós dos dedos na superfície, se o som for oco, estão maduras! Guarde o legume maduro na geladeira.
No preparo, calcule ½ kg de abóbora para 4 pessoas.


Como preparar
Cozida: Corte em pedaços e coloque numa panela com água fervente, e deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 25 minutos, ou até ficar macia. Escorra e separe a polpa da casca com uma colher.
Refogada: descasque, corte em pedaços, lave, escorra. Refogue cebola e alho picados, junte a abóbora e cozinhe em fogo brando, sem água. Quando a abóbora ficar macia, tempere com salsinha picada e sirva.
Frita: corte o legume em fatias, cozinhe em água e sal até amaciar. Escorra, tire a casca. Frite com óleo bem quente, até dourar.


Sementes de Abóbora
Deixe secar bem as sementes, coloque numa forma untada, polvilhe com sal e leve ao forno, até dourarem. Sirva como aperitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails