sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bolinhos de Siri


Bolinhos de Siri
são fáceis e rápidos de fazer, e uma boa alternativa ao tradicional bolinho de peixe. Você pode apimentar eles com temperos indianos, ou ficar com a receita normal, e adicionar uma pitada de molho Worcestershire (Inglês) para realçar o sabor. Para os adultos sirva com molho tártaro, e para as crianças com ketchup. Quem sabe, acompanhe de batatinhas e salada, e você vai ter um delicioso e prático almoço de fim de semana.



Ingredientes

- 450 g de carne de siri (caranguejo)
- 100 g de farinha de rosca (sem glúten)
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de molho Worcestershire
- 1 colher (chá) de mostarda Dijon
- 3 colheres (sopa) de maionese
- sal e pimenta
- óleo de canola

Como Fazer

Misture, dentro de uma tigela funda, a farinha de rosca, o ovo, a maionese, o molho inglês e a mostarda. Junte a carne de siri com um pouco de sal e pimenta e misture com cuidado, para não quebrar os pedaços de carne demais. Se a mistura estiver muito seca, acrescente mais um ovo, um mais maionese.

Com as mãos, separe a mistura em seis ou mais bolinhos. Coloque-os dentro de um prato e cubra com filme plástico e leve ao refrigerador por ao menos 30 minutos. Se estiver com pressa, pode pular essa etapa, mas os bolinhos podem não manter sua forma tão bem.

Frite os bolinhos de siri em óleo de canola, por cerca de 5 minutos para cada lado, até ficarem marrom-dourados.
Sirva em seguida.

Dica: Se você não tem carne de siri suficiente ou apenas quer ter a riqueza da carne de siri balanceada com a batata, substitua uma parte do siri por purê de batatas. Normalmente, duas partes de carne de siri para uma parte de batata é uma boa mistura. Adicione um pouco de salsinha picada e ficará ótimo.

Quer mais idéias para misturar aos bolinhos de siri?
- Uma colher de suco de limão;
- Algumas gotas de molho Tabasco;
- Substitua a maionese por ‘crème fraiche’;
- Cebola ou cebolinha picada bem fininho;
- Ervas frescas picadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails