domingo, 4 de setembro de 2016

Pirulitos Caseiros



Se os doces devem ser oferecidos com moderação às crianças, ao menos podemos evitar o excesso de conservantes e colorantes artificiais, preparando alternativas caseiras, como as balas de goma, ou os irresistíveis (até para os adultos) pirulitos. Veja esta receita bem fácil:

Os moldes de pirulito não são os mesmos que os de chocolate, pois precisam suportar maiores temperaturas, alcançadas pelo caramelo líquido. Uma ideia interessante é usar moldes para velas. Mas os pirulitos podem ser feitos diretamente, sem moldes, se for o caso.

Ingredientes (12 pirulitos)

– 200 g de açúcar
– 2 colheres (sopa) de água
– suco de limão
– colorantes alimentícios (opcional)
- pequenos moldes para velas
- palitos de plástico para pirulito

Como Fazer

Numa assadeira forrada com papel alumínio, coloque os moldes de alumínio (porta-vela) separados entre si por alguns centímetros.

Faça um pequeno corte em cada molde, sem que chegue à base, e com uma largura igual, ou o mais ajustada possível à espessura do palito a ser usado.
Uma vez feitos os cortes, coloque os palitos e reserve.

Se quiser fazer pirulitos de várias cores, faça a receita por separado.

Neste exemplo, fizemos pirulitos de duas cores. Dividimos previamente os ingredientes em duas partes, para trabalhar com tranquilidade, já que o caramelo endurece muito rápido.

Numa panela, coloque 100 g de açúcar, uma colher (sopa) de água e algumas gotas de suco de limão.

Leve ao fogo médio e deixe levantar fervura, sem mexer, apenas movendo a panela um pouco de vez em quando (ponto de caramelo líquido).

Quando começar a ferver, pingue umas gotas de colorante, se quiser, mexendo um pouco a panela para que se mescle bem, deixando cozinhar por mais uns 2 minutos.

Neste ponto o caramelo deve ter engrossado, mas cuide para que não passe do ponto de cozimento, e comece a dourar, o que arruinará a cor final desejada.


Derrame um pouco de caramelo dentro de cada molde e deixe esfriar.
Depois de algumas horas, quando o pirulito tiver duro, rompa o molde para retirá-lo. Obs.: se quiser reaproveitar os moldes, sem rompê-los, unte cada molde com um pouco de margarina.

Repita o procedimento para fazer pirulitos da segunda cor.

Enrole cada pirulito com papel celofane e guarde em local seco, e longe do calor, ou irão derreter.


Obs.: Quando derramar o caramelo nos moldes, pode vazar um pouco do líquido, por isso, não se esqueça de forrar a fôrma com papel alumínio, para não manchar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails