segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Os Benefícios das Batidas Caseiras de Frutas e Verduras



As batidas naturais caseiras, ou ‘smoothies’, com frutas e verduras são uma sugestão simples e saborosa para uma dieta saudável. Nos meses de calor, são especialmente recomendáveis para manter nosso organismo hidratado, e também porque os componentes antioxidantes de seus ingredientes são maravilhosos para proteger a pele das longas exposições solares.

Para uma dieta saudável recomenda-se comer três porções de fruta e duas de verdura ao dia. Destas duas últimas, é aconselhável que uma seja crua. Nem sempre é fácil atingir este mínimo. Entre as muitas opções para conseguir atingir a meta são o consumo das batidas verdes. Lembremos que os alimentos crus são um bom coquetel nutritivo e também são benéficos para o aparelho digestivo, pois favorecem o trânsito intestinal e são de fácil digestão.

Além das vitaminas, as frutas e verduras frescas aportam substâncias antioxidantes que, basicamente, são as que lhes dão sua cor (quanto mais cor, mais antioxidantes). Como qualquer ‘máquina’, nosso organismo gera resíduos (estresse oxidativo), e precisa destas substâncias antioxidantes para neutralizá-los. Por isso é que se atribuem a estes sucos ou batidas um efeito chamado coloquialmente ‘detox’, que é aproveitado por nosso organismo em seu dia a dia.

Para as pessoas que bebem pouca água, os smoothies são muito indicados, porque ajudam a reidratar nosso organismo internamente (algo especialmente importante durante o verão, por suas altas temperaturas). Além disso, o aporte nutricional de algumas vitaminas do grupo B, vitamina C, minerais como o selênio, e antioxidantes como o betacaroteno, ajudam a manter a pele em bom estado, para evitar os efeitos prejudiciais do sol.

As frutas e verduras tem uma quantidade importante de fibras, necessárias para o bom funcionamento intestinal e também para alimentar os milhões de bactérias benéficas que temos no intestino. Se fizermos um suco no liquidificador ou em outro sistema no qual a polpa é eliminada, estaremos eliminando também os benefícios das fibras. Por outro lado, se batermos com uma batedeira, processador, ou outros sistemas similares, estaremos preparando um verdadeiro coquetel de vitaminas, de antioxidantes e de fibra, que será muito benéfico ao nosso corpo.

Em pessoas com tendência a sofrer de flatulência ou alguma patologia gastrointestinal, como cólon irritável, ou intolerância à frutose, talvez estes sucos possam produzir alguma moléstia, como gases ou inchaço. Nestes casos é recomendável preparar os smoothies com uma proporção um pouco maior de água e usar verduras e frutas como o kiwi, a pera ou o abacate, escolhendo sempre o que seu organismo tolere melhor.

Procure não misturá-los com produtos lácteos (leite, queijo, etc.) para garantir uma boa absorção de todos os nutrientes, especialmente do ferro vegetal, já que o cálcio dos lácteos interfere na sua assimilação.

O ideal é bebê-los recém-feitos e bem geladinhos, sendo muito aconselhável o consumo no meio da manhã ou da tarde.

Smoothie Verde

Ingredientes (2-3 copos)
 
- 1 punhado de folhas de espinafre
- 1 maçã
- 3 folhas de manjericão (ou hortelã)
- 1 pepino
- 1/2 abacate
- 1 pitada de raspas de limão
- 1 copo de água

Como Fazer

Lave bem todas as verduras e o limão.
Descasque a maçã e o pepino.
Junte tudo com o copo d´água, triture e sirva bem gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails