domingo, 18 de julho de 2010

Hidrate-se, Água é Saúde!


Quanto devo beber ao dia?

Água ajuda a emagrecer?
Preciso beber mesmo sem ter sede?
Respondemos suas principais dúvidas...

O ser humano não é feito só de “carne e osso” como diz o ditado, mas de água também. Muita água!

Três quartos de nosso organismo são compostos de água. É por isso que repor o líquido que perdemos ao longo do dia para nos reidratarmos é tão importante.

Mas como fazer isso de forma correta?
Quanto líquido beber?

Sem dúvida, a água não é apenas necessária, mas imprescindível – uma pessoa não pode sobreviver sem ela mais de seis ou sete dias. O que acontece é que, se a falta é prejudicial, também é o seu excesso: quando não se necessitam tais quantidades, pode-se correr o risco de perder sais minerais essenciais ao organismo, entre eles o potássio.


A recomendação geral para um adulto é de dois a dois litros e meio de água ao dia (uns 8 copos de água) mas devemos saber que essa quantidade vai variar em função de vários fatores, como: o exercício físico (quando a necessidade de água é maior); o clima (se é muito quente, a transpiração aumenta e com isso a perda de água, e consequentemente a quantidade de água ingerida será maior); o sexo (os homens têm mais água no organismo que as mulheres) ou a idade (à medida que envelhecemos a quantidade de água no organismo diminui).

Assim, um bom indicativo para saber se estamos ingerindo a quantidade adequada de líquido é a urina: se tem uma cor clara e seu odor não é especialmente forte significará que estamos bem hidratados.

A água não tem especial poder emagrecedor.

Mas é certo dizer que a água ajuda a saciar a fome, a regular o trânsito intestinal, a facilitar o processo de digestão, a metabolizar a gordura acumulada e a eliminar toxinas de forma muito eficaz. Portanto, a água se converte em um elemento chave nos problemas de sobrepeso.


Não é só a água que é capaz de hidratar o organismo.

Isso também vale para outras bebidas que contém água (infusões, sucos, refrescos, etc.), assim como a água que compõe parte dos alimentos (são especialmente ricos em água as frutas e os vegetais), ou a água que é liberada no processo de cocção dos alimentos.



Preciso beber sem estar com sede?

Não sentir a sensação de sede não significa necessariamente estar corretamente hidratado. Por isso, mesmo sem perceber essa necessidade de beber (e, como dissemos, sempre sem abusar) é preciso tomar água. Maximize a ingestão em situações de altas temperaturas ou de grande esforço físico, como prevenção da desidratação.

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