Zonulin tem papel fundamental no processo inflamatório e autoimune.
Pesquisa realizada pela Universidade de Maryland, liderada pelo Dr. Alessio Fasano, identificou o precursor para uma introdução de doenças autoimunes, incluindo a DC.
Descobertas publicadas na edição de 7 de setembro de 2009, na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences", ligam a proteína humana zonulin aos processo inflamatórios e autoimunes do corpo.
A anteriormente misteriosa proteína foi descoberta como sendo precursora da haptoglobina 2, uma molécula conhecida como um marcador de inflamações no corpo humano. O Dr. Fasano acredita que a proteína zonulin esteja por trás da perda das células protetoras no intestino, que faz aqueles que têm predisposição à DC ou sensibilidade ao glúten, reagirem quando o glúten entra no organismo.
“Essa molécula poderia ser uma peça crítica faltando no quebra-cabeças que levaria ao tratamento da DC, outras doenças autoimunes e alergias, e mesmo o câncer, todas as quais estão associadas a uma produção exagerada de zonulin/pré-haptoglobina e à perda da barreira protetora das células que cobrem o intestino e outras áreas do corpo, como a barreira sanguínea do cérebro,” diz o Dr. Fasano.
Essa última pesquisa proporciona um entendimento mais profundo sobre os processos e mecanismos por trás da DC e doenças autoimunes como um todo, ajudando profissionais da área médica a diagnosticar e tratar melhor aqueles que sofrem dessas condições.
“O único tratamento atual para a doença celíaca é cortar o glúten da dieta, mas nós temos a confiança de que o trabalho do Dr. Fasano irá algum dia trazer mair alívio àqueles pacientes. Zonulin, com suas funções na saúde e doenças, como ressaltado pelo artigo do Dr. Fasano, poderia ser a molécula do século,” diz o Dr. E. Albert Reece, vice-presidente de assuntos médicos da Universidade de Maryland.
continue lendo...