terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gamja jorim (batatas adocicadas)

Uma das últimas receitas postadas foi o Purê de Batatas e, para quem eliminou o glúten da dieta, a batata é um alimento super versátil. Muito além da batata cozida, frita, ou com maionese, há muitos pratos diferentes que levam esse tubérculo famoso por ter matado a fome de milhões no continente europeu.

O Gamja jorim é um prato sul coreano popular que aproveita a consistência e sabor suave da batata, mesclado ao característico agridoce asiático.

Você vai precisar de:
- 3 batatas de tamanho médio
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- molho de soja
- 1 colher de sopa de xarope de milho
- 1 c.s de açúcar
- ½ xíc. de água
Mais: uma panela antiaderente e uma colher de pau ou espátula de silicone.

Primeiro: Descasque as batatas, lave-as e corte em cubos grandes (2,5 cm). Lave as batatas cortadas em água corrente, dentro de um escorredor, para remover o amido. Corte 1/2 cebola, grosseiramente,.

Segundo: Aqueça a panela e adicione 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Coloque as batatas na panela. Junte 2 dentes de alho picados e refogue até a batata ficar translúcida e então adicione a cebola, e continue refogando.

Terceiro: adicione a ½ xícara de água, 2 colheres de sopa de molho de soja, 1 c.s. de açúcar, 1 c.s. de xarope de milho, misturando bem, sempre em fogo médio, por cerca de 10 minutos, até o líquido evaporar. Obs.: Fique mexendo para não queimar a batata e, se preciso adicione mais um pouco de água. Quando a batata estiver cozida, tire do fogo e junte 1 c.s. de óleo de gergelim e enfeite com sementes de gergelim.

Gamja jorim com cenouras

Pode servir como acompanhamento, ou com presunto cortado em cubos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails