quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os Benefícios do Chá



Há quase 3 mil anos a.C. os chineses começaram a beber o chá.
E os benefícios dessa planta milenar  para o organismo humano são conhecidos há muito tempo.

Os chás são usados pela medicina natural, ou fitoterapia, como diuréticos, antioxidantes, e como suporte no tratamento de inúmeras doenças.

O chá é a bebida mais consumida no mundo, sem contar a água. E sua popularidade pode ser atribuída ao seu sabor e especialmente ao seus efeitos benéficos para a saúde.

Entre 400 e 600 d.C. os chineses já usavam o chá como um estimulante, no combate à fadiga.

Hoje em dia, muitos estudos científicos estabeleceram novas propriedades curativas dos chás.

Se consumido regularmente, mas com moderação o chá pode ajudar a:

- prevenir a arteriosclerose,

- evitar as infecções,

- prevenir o envelhecimento, por ser rico em antioxidantes,

- reduzir os níveis do colesterol ruim,

- facilitar a eliminação das gorduras (o chá vermelho é conhecido como um “queimador de gordura”),

- é diurético,

- pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer,

- diminuir o risco das doenças coronárias.



plantação de chá verde em Boseong, Coréia do Sul

Curiosidades sobre o Chá

Os saquinhos de chá foram inventados por acaso, quando, em 1908, o importador de chás norte-americano Thomas Sullivan enviou amostras de chá para alguns clientes em pequenas bolsas de seda e eles as colocaram diretamente em infusão.


O famoso ritual do chá da tarde inglês foi introduzido na corte inglesa por Anna Maria Stanhope, duquesa de Bedford, no ano de 1840.

Em 1589 os europeus ouviram falar pela primeira vez no chá, através de um escritor veneziano, que creditou a longevidade do povo asiático ao seu hábito de beber chá.

Mas alguns acham que o chá da tarde pode ter sido inventado pelos franceses, como é bem relatado por Madame de Sévigné (1626 to 1696), uma das maiores escritoras de cartas sobre a vida no século 17 na França:

“é um fato pouco conhecido mas após sua introdução na Europa do século 17, o chá era tremendamente popular na França. Chegou primeiro em Paris, no ano de 1636 (22 anos antes de chegar na Inglaterra!) e rapidamente se tornou popular entre a aristrocacia..."

O chá era tão popular em Paris que Madame de Sévigné, que escreveu crônicas sobre os feitos do Rei Sol e seus seguidores, numa famosa série de cartas de fofocas para sua filha, frequentemente mencionava o chá.

“Vi a Princesa de Tarente [escreveu de Sévigné]... Que bebe 12 xícaras de chá ao dia... o que, ela diz, cura todos seus males. Ela me garante que Monsieur de Landgrave bebe 40 xícaras todas as manhãs. ‘Mas Madame, talvez sejam apenas 30 ou algo assim.’ ‘ Não, 40. Ele estava morrendo, e o chá o trouxe de volta à vida, diante de nossos olhos.’...

Madame de Sévigné também registrou que foi uma mulher francesa, a Marquesa de La Sablière que começou a moda de adicionar leite ao chá. “Madame de La Sablière bebeu seu chá com leite, como ela me contou outro dia, por que era do seu agrado.” (Os ingleses, encantados com esse “toque francês”, adotaram o hábito.)


Leia mais sobre a história do chá, etiqueta, receitas:
http://saudesemgluten.blogspot.com/2009/07/hora-do-cha.html
Afternoon Tea History | History Of Tea | What's Cooking America (whatscookingamerica.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails