sábado, 16 de agosto de 2008

Farinha de Milho e Fubá


Qual a diferença entre o Fubá e a Farinha de Milho?

Tanto a farinha de milho como o fubá são produtos resultantes do milho.
São alimentos energéticos, ricos em hidratos de carbono.
A farinha de milho é amarelada ou branca, dependendo do tipo do produto.
Ela já é pré-cozida e pode ser usada diretamente nas preparações rápidas como farofas, por exemplo. Substitui também a farinha de mandioca nos cremes, cuscuz ou pirão.

Como é feita a farinha de milho?
 
O milho moído é colocado num tacho e levado ao fogo. Durante o aquecimento, o milho começa a grudar, formando placas granulosas que, depois de esfareladas, resultam na farinha.
O fubá é uma farinha fina obtida pela moagem dos grãos secos do milho amarelo, com ou sem germe. Como o germe provoca a rápida deterioração do produto, por ser muito gorduroso, o fubá encontrado no comércio geralmente é fabricado com o milho sem germe.
De acordo com o grau de refinamento do grão temos:
 
Fubá mimoso – finíssimo, ideal para o preparo de bolos e polentas.
 
Fubá comum – tem grau de refinamento médio e é usado para engrossar caldos e sopas.
 
Sêmola (ou semolina) de milho – farinha granulada, indicada para o preparo de broas.

 
Como preparar o Fubá?
 
Com líquidos frios: coloque o fubá e o líquido numa panela e, quando começar a esquentar, mexa sem parar com uma colher de pau, para evitar que grude no fundo da panela.
 
Com líquidos quentes: misture o fubá ao líquido aos poucos, de preferência em forma de “chuva”, e mexa sem parar.
 

Receita de Farofa de Biju
 
Com o biju, uma farinha de mandioca flocada, você pode preparar uma farofa deliciosa!
Aqueça uma frigideira e junte 2 xíc. de biju, mexendo sempre até a farinha ficar ligeiramente dourada. Junte então ¼ xíc. de manteiga (ou margarina), misture bem e tempere com sal a gosto.

15 comentários:

  1. adoro,tudo que contem fubá

    ResponderExcluir
  2. Para cozinhar gnocchi alla romana se utiliza o fubá ou a farinha de milho?

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, mas não conheço esta receita!
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir
  4. eu quero cozinha tortillas (pao mexicana) de milho, mas eu acho no brasil voces nao tem flarinha de milho pra pao... desculpa meu portuguese ta ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,

      realmente, é um pouco complicado fazer tortilhas de milho mexicanas, nem tanto pela farinha de milho, mas pelo processo que - pelo que sei - envolve o uso de um tipo de cal, que é o que dá liga à tortilha. Eu costumo comprar as tortilhas prontas em restaurantes mexicanos... Quem sabe em um destes locais ele possam informar a você sobre onde encontrar os ingredientes na sua região.

      abraço,
      Sam.

      Excluir
    2. vc pode fazer sim, com farinha de fuba fina , chamada farinha de milho, e ate mesmo um mix com farinha de trigo
      1/2 xícara de farinha de milho fina
      1/2 xicara de farinha de trigo
      1/3 xícara de água morna
      1 pitada de fermento em pó
      1 pitada de sal
      1 colher de chá de páprica doce (opcional)

      Excluir
    3. Olá Andrea,

      a tortilha (apenas) com farinha de milho não fica igual à mexicana, do tipo macia. Já tentei fazer, com ajuda de uma amiga mexicana, por sinal, e não fica legal. A receita com farinha de trigo dá certo, só que tem glúten, e portanto, não pode ser consumida por celíacos!

      De qualquer modo, obrigada pela receita, fica disponível para alguém que possa consumir a farinha de trigo.

      abraços,
      Sam.

      Excluir
  5. gostei muito dos eu blog... vou aprender imenso.. se puder e quiser visite o meu... www.molecanacozinha.blogspot.pt beijossssssss

    ResponderExcluir
  6. Ai, fiquei confusa! Fui fazer um bolo, mas ficou mega-ressecado(parecendo um tijolo!). Usei farinha de arroz integral e fubá, segui a receita direitinho, mas...
    A MILHARINA, então é FARINHA DE FUBÀ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika,

      não sei qual receita você seguiu, mas realmente é preciso ter cuidado ao preparar um bolo de milho (ou de fubá), pois sua suculência irá depender de vários fatores. A milharina, por ser em flocos, é mais recomendada para fazer cuzcuz, ou polenta. Usar a mmilharina com farinha integral deve ter sido o motivo para o bolo ficar tão seco.

      O bolo de fubá é mais sequinho, mesmo. Normalmente o bolo de milho leva farinha de trigo, exatamente para ficar mais macio...Mas como neste caso o glúten está banido, o ideal é usar uma mistura de farinha de milho grossa e fina, ou farinha de arroz refinada, e caprichar na manteiga e nos ovos, que sempre colaboram para dar mais cremosidade ao bolo.

      Quem sabe você experimenta fazer esta receita: http://saudesemgluten.blogspot.com.br/2015/01/bolo-de-fuba.html

      Eu não sou grande fã de bolos de milho, mas quando faço, procuro deixar mais suculento, adcionando uma calda de goiabada, ou de limão.

      espero ter lhe ajudado de alguma forma,
      mas estou a disposição para qualquer dúvida ou sugestão,

      abraços,
      Sam.

      Excluir
  7. Olá, gostaria de fazer cuscuz, mas as unicas farinhas de milho q eu conheço são o fubá e a farinha de milho Biju. As receitas na internet só falam em flocão e milharina. Nao sei que q sao essas coisas. Nunca vi isso no mercado. Será que no Paraná nao tem? Será que dá pra fazer cuzcuz com biju? Será que biju e milharina é a mesma coisa? Estou bem confusa. Já procurei na internet e nao achei resposta. Só queria fazer um cuzcuz pois quero parar de comer pão. Poderia me ajudar? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelin,
      Você pode fazer o cuscuz usando qualquer tipo de farinha de milho, como p.ex. a grossa ou até mesmo fina. Aqui no blog há uma boa receita de cuscuz que leva farinha de milho e de mandioca. Dê uma espiada, acho que irá lhe agradar!
      abraços,
      Sam.

      Excluir
    2. Evelin, olha, a milharina e o flocão são muito comuns, pode ser chamados de flocos cozidos ou pré ´cozidos. Procure com mais calma! Tem aos quilos nas prateleiras. abs

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails