segunda-feira, 10 de julho de 2017

Bebês, Infecções Gastrointestinais e o Risco da Doença Celíaca




Bebês que contraem mais infecções gastrointestinais têm uma maior chance de desenvolver a doença celíaca ao longo da vida, pelo menos é o que aponta um novo estudo.

Aparentemente, o risco é particularmente alto no caso de infecções gastrointestinais repetidas, no primeiro ano de vida da criança. Esta é a conclusão atingida por pesquisadores do Instituto de Pesquisas do Diabetes do Helmholtz Zentrum München, parceiro do Centro Germânico de Pesquisas do Diabetes (DZD). Os resultados deste estudo foram publicados na edição mais recente do American Journal of Epidemiology.

Em publicações anteriores, uma equipe de cientistas liderados pela prof. Anette-Gabriele Ziegler já havia demonstrado uma associação entre infecções na mais tenra infância com o desenvolvimento do diabetes do tipo 1. O maior risco da diabetes do tipo 1 foi observado em crianças com infecções respiratórias frequentes nos primeiros 6 meses de vida.

O estudo atual demonstrou que o risco de desenvolver a DC é especialmente alto quando infecções do trato gastrointestinal ocorrem durante o primeiro ano de vida. Em menor proporção, um acréscimo do risco da doença celíaca também foi demonstrado em conexão com infecções respiratórias em bebês. O estudo abrangeu dados de cerca de 300 mil bebês nascidos na Bavária, Alemanha, entre os anos de 2005 e 2007.

Por outro lado, os pesquisadores ainda não podem afirmar se as associações observadas são causais, ou se são baseadas em mudanças no microbioma, ou respostas imunes específicas. No entanto, parece ser real que o aumento no risco da doença celíaca está associado a uma inflamação permanente do trato gastrointestinal na infância, e não é causado por uma patogenia específica viral, ou bacteriana.

Em outro estudo, publicado este ano na revista Science, de autoria de pesquisadores da Universidade de Chicago e da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, concluiu-se que infecções intestinais por um vírus muito comum, o retrovírus, podem desencadear o desenvolvimento da doença celíaca. Para as crianças que têm antecedentes genéticos para a doença celíaca, ser infectado com o retrovírus no primeiro ano de vida, quando o sistema imunológico ainda está amadurecendo, pode ter consequências sérias a longo prazo. Fonte: http://bit.ly/2tAzV0J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails