quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Tomate, um Remédio Contra o Câncer



Um nutriente presente nos tomates cozidos é capaz de desacelerar o crescimento, e inclusive matar as células do câncer de próstata.

Foi o que demonstrou uma equipe de pesquisadores da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, em testes de laboratório que resultaram em trabalho publicado na revista científica British Journal of Nutrition.

Em particular, o grupo de cientistas comprovou o efeito de um nutriente conhecido como licopeno sobre um mecanismo simple através do qual as células do câncer ‘sequestram’  o fornecimento de sangue saudável de um organismo, com o objetivo de crescer ou espalhar-se.

Descobriu-se que o licopeno, a substância que dá ao tomate sua cor vermelha característica, intercepta a capacidade do câncer de realizar as conexões que necessita para atacar o fornecimento de sangue saudável.

Agora, pesquisadores da Faculdade de Farmácia e Ciências Biomédicas dessa mesma universidade estão realizando testes para analisar se esta mesma reação se dá no corpo humano.

Segundo os realizadores desta pesquisa importante foi demonstrado que esta reação química simple se produz com concentrações de licopeno que podem ser obtidas facilmente comendo tomates cozidos.

O licopeno está presente en todas as frutas vermelhas e hortaliças, mas suas maiores concentrações se dão nos tomates e se encontra mais facilmente disponível e biologicamente ativo quando vem de tomates cozidos (ou processados), adicionando-se uma pequena quantidade de azeite no cozimento.

Embora os resultados dessa pesquisa ainda estejam restritos a testes de laboratório, e sejam necessárias mais provas para confirmar essas descobertas, as esperanças são grandes. As evidências de laboratório encontradas até aqui são claras: é possível interceptar o mecanismo simples que algumas células cancerígenas utilizam para crescer, pelo consumo de certas quantidades de tomate cozido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails