segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como Manter a Forma, Mesmo Comendo Fora


Beber água antes das refeições, evitar os cardápios ‘fast-food’, procurar comer sempre à mesma hora e fazê-lo devagar, ou dar uma caminhada na volta ao local de trabalho são alguns conselhos a serem seguidos.

O fato de viver longe do escritório ou de ter uma jornada de trabalho dividida faz com que muitas pessoas necessitem comer fora de casa. Dessas, há quem seja do time do ‘tuperware’, já que têm a sorte de contar com uma pequena cozinha no ambiente de trabalho. No entanto, há muitos outros que não tem alternativa a não ser comer em um restaurante, se não todos os dias, mas a maior parte deles. Mas isso não precisa ser sinônimo de dieta desequilibrada ou de ‘ameaça’ para a boa forma.

Veja alguns conselhos para que comer fora não signifique sair de forma:

1. É importante que alguns dos pratos principais do cardápio sejam formados por verduras, bem como ingredientes de entradas, além de guarnições de pratos principais. Para esses últimos você pode optar por peixes ou carnes magras, preparados sempre na chapa ou no forno, sem molhos muito pesados. Evite os embutidos e as frituras, e controle o tamanho das porções.

2. As saladas também são uma opção muito saudável. Quanto ao tempero, você pode utilizar azeite de oliva extra-virgem (sem abusar) e o limão. Como sobremesa, a melhor alternativa será uma fruta da estação, ou um iogurte desnatado.

3. Para não chegar ao restaurante com fome demais, procure beber dois copos d’água antes de comer. Assim, você saciará em parte sua fome, e comerá quantidades menores.

4. Uma vez que comece a comer, pode seguir bebendo água, ou uma pequena taça de vinho (não mais que isso). Evite as bebidas gasosas e os licores ‘digestivos’ (contém muitos açúcares).

5. Sempre que possível, tente comer na mesma hora (o organismo responde melhor à hora de digerir a comida). Faça-o devagar e mastigando bem os alimentos.

6. Evite, sempre que possível, as comidas rápidas (contêm poucos nutrientes e engordam mais). Se não tem alternativa e precisa freqüentar esse tipo de restaurante, opte por pratos como saladas e grelhados.

7. Quanto ao pão, uma fatia será suficiente. Os cereais são uma excelente fonte de fibras e açúcares, mas convém não abusar.

8. Para deixar de lado a sensação de sono que normalmente surge após a refeição, uma boa idéia, se puder, é caminhar até o trabalho.

Concluindo, lembre-se que o jantar deve ser leve e pobre em gorduras. Opte por sopas, consomés, legumes cozidos, saladas frescas, peixes, etc. Sempre em função do que você comeu no almoço, para que sua a dieta seja variada e equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails