terça-feira, 9 de agosto de 2011

Conheça o Seu Corpo para Comer Menos


Comer com atenção é o exato oposto de comer enquanto dirige, vê TV, engole as sobras do prato do seu filho, ou dá uma ‘beliscada’ toda vez que vai até a cozinha ou passa por um prato de petiscos.

Ao invés de fazer isso, pense antes de colocar aquele segundo biscoito ou porção de massa no seu prato. Leia abaixo algumas dicas para se tornar mais consciente sobre o que você come e assim prevenir os excessos e ajudar a formar uma relação saudável com a comida.

É importante considerar por que precisamos comer (nutrir nossos corpos e fornecer energia e sustento) bem como identificar os outros motivos pelos quais nós frequentemente comemos (porque estamos entediados, tristes, ansiosos, pela companhia, tradições, porque ‘o gosto é tão bom’).

O melhor modo de evitar comer demais? Ouça o seu corpo. Da próxima vez que você comer, pare um pouco para perguntar-se, “Estou com fome, ou apenas entediado, cansado, (insira a emoção desejada)?” Só coma se sentir fome. E então siga esses passos simples:

- Faça um ‘scan’ no corpo. Você está relaxado? Como o seu estômago se sente? Cheio? Vazio? Apertado? É mais fácil digerir o alimento e ficar satisfeito quando se está relaxado.

- Escolha um prato menor. Quando for servir a comida, use um prato de salada ou de aperitivo. Se você é do tipo que “limpa o prato”, essa é uma boa tática para diminuir o tamanho das porções servidas. (Aliás, repararam que nos bufês, cada vez é maior o prato oferecido para o cliente de servir? A tendência inconsciente é encher mais o prato). E ainda tem uma pesquisa recente que constatou que quanto maior o talher usado (garfo ou colher), menos se come. Parece estranho, mas não custa testar.

- Crie um ambiente calmo. Não coma na frente da TV, enquanto dirige, ao telefone ou na mesa de trabalho. Tire um tempo para fazer algumas refeições completamente sozinho e livre de distrações, para que possa ter atenção absoluta sobre os pontos acima citados.


- Mastigue sua comida. Quando foi a última vez que você pensou sobre quantas vezes mastigou cada garfada, e saboreou cada mordida.

- Diminua o ritmo. Descanse o talher entre cada garfada, tome um gole d´água, use ‘hashis’... O que for preciso para comer lentamente ao invés de engolir a refeição.

- Saiba quando parar. Enquanto come, avalie sua fome usando uma escala de 1 a 10. Se é 1, é esfomeado, e se é 10, é ‘cheio-para-explodir’. Pare de comer por volta do 5. Tenha consciência de que saciedade equivale à nutrição, e estar ‘cheio’ significa que comeu demais.

- Deixe comida no prato. Se atingiu um 5, está bem deixar um pouquinho de comida no prato.

- Espere para repetir. Se limpar o seu prato, espere 15 minutos antes de voltar a servir-se.

Um comentário:

  1. Olá, SAM! Gostamos muito desse POST. Como podemos acertar detalhes para que ele entre em nosso Portal?

    Entre em contato conosco:

    contato@meunutricionista.com.br

    Grato

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails