terça-feira, 5 de abril de 2011

A Vagem


Boa fonte de fibra e sais minerais, este legume tem pouquíssimas calorias - menos de 30 calorias por cada 100 gramas de produto. Por isso, a vagem é muito recomendada nas dietas de emagrecimento Um alimento cujos primeiros cultivos datam do ano 5.000 a.C e que conta com outras propriedades a nível nutricional: destaca-se seu conteúdo de fibras, bem como de minerais (especialmente potássio e cálcio). É rica em vitamina A e vitaminas do complexo B.

Vagem é o nome dado à bainha que envolve as sementes ou grãos das plantas leguminosas (como feijão e ervilha). Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão, quando então se torna dura e fibrosa.
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As espécies mais conhecidas são:

Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 cm de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso e longo dos lados.


Vagem-comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser mais bem aproveitada.

Vagem-torta (ervilha-torta): variedade da vagem-comum, de cor verde-claro, larga e fina, com sementes pequenas. Muito macia e saborosa.


Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum, de cor verde intensa e espessura fina.


Como Comprar e conservar a vagem

Ao comprar a vagem, escolha as de cor verde brilhante, sem áreas descoloridas; sua forma deve ser regular e sua textura não dura demais: tem que partir-se ao dobrar-se; se as pontas se juntam com facilidade, não são frescas. As de melhor qualidade são as de sementes pouco marcadas.

Para saber quanto comprar, calcule que 1 ½ kg é suficiente para quatro pessoas.

Devem ser guardadas na parte de baixo da geladeira, num saco plástico perfurado, por no máximo cinco dias.

Para congelá-las, deixe de molho em água fervente por três minutos, logo antes de cortá-las (se o corte é longitudinal), ou logo depois (se o corte é transversal).

A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira, em recipiente tampado.

Una boa opção é comprá-las em conserva, inteiras ou já cortadas, já que mantêm todas suas qualidades.

Culinária e Truques

As fibras das vagens não são digeríveis cruas, por isso convém retirar os fios laterais e cozinhá-las antes de preparar qualquer prato.

A água de cozimento das vagens, bebida em jejum, ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue.


O modo mais simples de cozinhar as vagens é em água fervendo, e adicionar o sal no final do cozimento, para que não fiquem duras. Para que fiquem bem verdinhas, junte uma colherinha de açúcar à água de cozimento e deixe a panela destampada. Ou acrescente algumas folhas de alface durante o cozimento.

Também podem ser cozidas no vapor: é mais rápido, e os nutrientes não são dissolvidos na água.

Dicas para servir:

- temperadas e acompanhadas de batatas e cebola;

- refogadas com presunto e alho;
- refogada na manteiga;
- frias com maionese ou vinagrete;
- com molho de tomates, presunto, pimentão;

- em saladas frias ou mornas, etc.

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