quinta-feira, 21 de maio de 2009

Longevidade e Alimentação




A expectativa de vida das populações tem aumentado, mas não adianta viver mais, mas sem qualidade, não é mesmo? Se for pra ficar velhinho, que seja com o máximo possível de saúde mental e física.

Fiz um resumo de alguns itens interessantes para nos prepararmos desde já para uma vida longa e feliz!







Longevidade e Alimentação

- quais os benefícios da restrição calórica?

- que alimentos combatem o envelhecimento?

- como prevenir o Alzheimer?

Existem vários estudos que relacionam a longevidade com a dieta alimentar. Observou-se o efeito potente da restrição calórica na longevidade nas várias espécies de animais que foram estudadas.
 
Esse fenômeno estaria associado com certas proteínas chamadas sirtuinas.

Como exemplo de um ativador das sirtuinas há o componente benéfico do vinho tinto - o resveratrol.

Seriam essas proteínas o verdadeiro elixir da juventude?

Quem almeja chegar aos cem anos, com boa saúde, é bom começar a repensar seu consumo calórico diário.
 
Todos os alimentos que contém substâncias antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento do organismo. Na incessante “guerra” contra os radicais livres, os antioxidantes têm a capacidade de neutralizar seus efeitos danosos às nossas células.

Genericamente, podemos citar os antioxidantes presentes em alimentos ricos em vitaminas A, C e E, além dos minerais Zinco, Magnésio e Selênio.

Além de desacelerar o processo de envelhecimento, os antioxidantes nos protegem de doenças como o Mal de Alzheimer, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Especificamente podemos citar alguns alimentos que você deve consumir regularmente, e que são ricos em substâncias antioxidantes: uvas, frutas vermelhas (morango, framboesa, etc.), laranja, tomate, cenoura, espinafre, brócolis, cebola, alho, frutas secas, soja.
 
Um alto nível de vitamina B12 no organismo poderia prevenir a deterioração cognitiva própria das pessoas com idade avançada. A vitamina B12, assim como outras vitaminas do grupo B, é importante para o metabolismo, já que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue e também na manutenção do sistema nervoso central.

A vitamina B12 é encontrada no leite e derivados, pescados, carnes e cereais.

Uma dieta variada e equilibrada que inclua estes alimentos ajudaria a atingir os níveis ótimos desta vitamina e a reduzir desse modo a atrofia cerebral, relacionada com a perda da memória e com doenças como o Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails