domingo, 31 de maio de 2009

Hortaliças

Já repararam que cada vez é maior a variedade de hortaliças (legumes e verduras) nos mercados e nas feiras? Têm aquelas mais comuns, como alface, rúcula, agrião, acelga, couve, espinafre, repolho... Mas têm outras que não são tão populares, mas que merecem ser conhecidas e degustadas.

Lembre-se que, quanto mais verdes as folhas, maior é sua quantidade de vitaminas e fibras!


Erva-doce (fennel, anise)
Hortaliça de bulbo grosso e carnudo, que é a parte comestível e folhas delicadas, usadas em molhos e sopas. É rica em sais minerais e substâncias aromáticas (da raiz se extrai a essência), que estimulam a digestão.
Como preparar: escolha bulbos brancos e bem formados, lave, corte fora os talos das folhas e a raiz; corte o bulbo limpo ao meio, na vertical; separe as “pétalas” e lave de novo.

Para comer crua, corte as “pétalas” em fatias finas, para acompanhar um salpicão, por exemplo.

Cozida: mergulhe as “pétalas” em água fervente, cozinhe em fogo baixo com a panela tampada, por cerca de 30 min.
Ou refogue no óleo, e adicione um pouco de caldo e outros temperos que desejar.

Se for levar ao forno, primeiro cozinhe na água, para amaciar.

Receita: cozinhe o bulbo inteiro, em água quente com sal, por 30 min. Escorra, corte ao meio. Disponha num refratário untado, cubra com molho de tomates e queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar.

Mostarda (mustard) Brassica juncea
Verdura de sabor amargo, suas folhas são parecidas com as do brócolis. Rica em proteínas, vitaminas A, B2 e C, ainda contém ferro e cálcio.
Pode ser servida cozida ou crua, mas não deve ser misturada a outras verduras, ou pratos de sabor delicado, pois seu gosto se sobrepõe ao dos outros alimentos.

Depois de lavar bem as folhas, deixe de molho em água com vinagre ou limão, para cortar um pouco o sabor amargo. Se for preparar cozida, faça no vapor, para não perder os nutrientes.

Azedinha (Sorrel)
Verdura de caule vermelho e folhas verdes arredondadas, com consistência similar ao agrião. Tem boa quantidade de celulose, vitamina C, ferro, sódio e cloro.

Como preparar: lave bem as folhas e deixe de molho em água com um pouco de vinagre por 15 minutos, para tirar parte do amargor.

Sirva como salada (substitui o agrião em qualquer receita), em refogados, sopas, e acompanhando peixes.

Escarola
Parecida com a alface, tem folhas verde-escuras, mais duras, e sabor amargo.

Muitos confundem a escarola com a chicória, mas são plantas diferentes.
Tem pouquíssimas calorias, muita celulose (ótima para o intestino), vitaminas e sais minerais.
Se quiser uma escarola menos amarga, escolha as de folhas mais claras. Sirva com saladas, misturada com outras verduras ou legumes.
Rasgue as folhas com as mãos, ou corte bem fininho.
Também pode servir as folhas cozidas na água, refogadas ou gratinadas.

Almeirão (Chicorium intybus L.)
Mais uma verdura de sabor amargo, da família da chicória, mas de aparência distinta, com folhas verdes lisas, compridas e estreitas.
É uma das hortaliças que mais contém vitamina A.

Na hora de comprar, escolha folhas menores, mais tenras e menos amargas.
Lave bem e deixe de molho na água com vinagre por meia hora, para tirar um pouco do amargor. Escorra e corte bem fininho.
Como salada, sirva sozinho. Refogado, como ingrediente de omeletes e fritadas.

Chicória (achicoria)
De sabor menos amargo que seu parente, o almeirão, a chicória tem folhas crespas e estreitas. Tem poucas calorias, rica em celulose, vitamina A e sais minerais.
Escolha um pé de chicória de cor verde viva nas pontas e clara na base.
Prepare da mesma forma que a escarola, crua ou cozida.

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