Os flavonoides, ou isoflavonas estão presentes em alimentos como laranjas, uvas, cerejas, nozes, chá ou, de forma muito especial, na soja.
Os flavonoides estão relacionados especialmente com a saúde feminina.
Muitos produtos industrializados já apresentam esses componentes naturais em suas fórmulas.
Mas afinal, o que são os flavonoides?
Nada mais são que compostos naturais específicos das plantas, que desempenham um importante papel no crescimento das mesmas e que apresentam valores terapêuticos muito importantes para o organismo humano, entre os quais podemos destacar:
- Ação antioxidante. As isoflavonas têm uma alta capacidade para neutralizar os radicais livres (responsáveis pela deterioração e envelhecimento do organismo), que se originam como consequência da contaminação e do estresse. E muito importante, estimulam a renovação celular.
- Os flavonoides presentes nas frutas cítricas agem como antiinflamatórios, antialergênicos e anitimicrobianos. Não consuma apenas o suco da laranja, coma a polpa também, que tem até dez vezes mais vitamina C que o suco, e além disso possui a pectina, uma fibra que reduz o colesterol e estabiliza o açúcar do sangue.
-Têm propriedades antitumorais, especialmente nos casos de cânceres como o de mama ou próstata.
Quais alimentos contêm as isoflavonas?
Quais alimentos contêm as isoflavonas?
Estão presentes em frutas como laranja, cereja, uva, nos chás verde e preto, em bebidas como o vinho tinto e o suco de uva concentrado e, de forma muito especial, na soja (estima-se que em 100 g de soja pode-se encontrar 300 mg de isoflavonas).
Eu amei me ajudou muito no meu trabalho de CIÊNCIAS.Só falta um 10
ResponderExcluir