quinta-feira, 19 de maio de 2016

A Noz Moscada


Muitas vezes o segredo de uma receita está nos temperos, esses produtos que valorizam o sabor natural de um prato ou lhe conferem aquele gostinho diferente que o torna inesquecível. Quando empregados com cuidado, combinando a quantidade certa e o uso adequado, eles transformam a culinária numa verdadeira arte.

 
A noz moscada (Myristica fragrans) é uma especiaria altamente aromática, com sabor ligeiramente doce e com perfume de campo. Este produto originário da Indonésia (Sudoeste Asiático) e da Nova Guiné (Oceania) dá um sabor especial aos suflês, aos cremes doces, aos molhos brancos, aos recheios e aos purês, principalmente os de batata. Também é usada em bebidas à base de chocolate, carnes, legumes, fondue e frutas assadas ou cozidas.


Nos mercados encontra-se a noz moscada inteira, que deve ser ralada no momento de usar, num ralo bem fino, ou em pó. A semente é envolta numa cápsula vermelha chamada macis (ou mace). O macis tem um sabor mais delicado que a noz moscada e também é usado ralado para condimentar receitas.


Benefícios fitoterápicos

Composta por óleos essenciais e minerais, a noz moscada tem mostrado efeito positivo sobre a circulação sanguínea (controle da pressão arterial), processos inflamatórios do intestino, e sobre o sistema nervoso central (efeito calmante), além de possuir propriedades antioxidantes e antibacterianas.

O uso em grandes quantidades da especiaria pode ser tóxico, já que alguns de seus principais compostos, a miristicina e o safrol, têm propriedades psicoativas. No entanto, são casos de exceção, já que, usada na dosagem correta nas receitas, só traz sabor à comida e benefícios à saúde humana. Além do mais, a noz moscada, por seu sabor e aroma marcantes, nunca deve ser usada em excesso, ou irá mascarar o sabor do alimento que estiver sendo temperado.

Croquetes
 
Receitas

Molho Branco
 
Panelinhas de Cebola
Bolo de Batata e Ricota
Rosquinhas Fritas de Maçã
Smoothie de Laranja e Banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails