segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Como Educar os Avós Sobre a Doença Celíaca




O que acontece quando os avós não entendem o termo “sem glúten”?
Veremos alguns passos para esclarecer seus queridos familiares sobre a celíase...

Biscoitos fresquinhos saídos do forno. Docinhos distribuídos em segredo. Jantares especiais feitos a partir de receitas tradicionais de família. Muitos avós acalentam estes momentos especiais que podem compartilhar com seus netos, mas o que acontece quando um filho é diagnosticado com a doença celíaca? O que fazer quando os netos não podem mais comer os famosos cookies da vovó, ou a macarronada do vovô? O que acontece quando os avós não entendem a doença?

Longe de nós criticarmos nossos avós, pois há muitos que têm um papel ativo ao ajudar seus netinhos celíacos a viver com saúde e felicidade, sem glúten. Outros podem não captar a seriedade desta doença autoimune, onde até mesmo uma migalha de glúten pode gerar um estresse gastrointestinal, ou outros múltiplos sintomas. Muitos nunca terão ouvido falar sobre a doença celíaca até seus próprios netos serem diagnosticados com a mesma. O diagnóstico da celíase pode levar a família a uma encruzilhada onde a tradição e a saúde se cruzam. Como os pais podem agir em prol do melhor interesse de suas crianças?

A comunidade Beyond Celiac, no Facebook, nos fornece boas dicas de como interagir com os avós (e demais familiares e amigos) sobre o tema da celíase infantil:

- Explique!

Explique calmamente a doença aos avós (ou a qualquer pessoa que esteja encarregada da alimentação de seu filho). Deixe claro que esta é uma condição séria. Que, sim, uma só bolacha faz mal ao seu filho. Mostre a eles estatísticas e informação sobre os sintomas que podem surgir ao comer glúten, tais como diarreia, anemia, deficiência no crescimento e ansiedade. Na verdade, uma porçãozinha de trigo, centeio ou cevada pode causar um dano sério, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma.
Faça uma lista de alimentos proibidos e aqueles onde o glúten pode se esconder. Se seus pais estão familiarizados com as tecnologias, compartilhe vídeos online e links com informações atuais.
Os avós podem aprender mais e se envolverem com fontes como sites de associações de celíacos, grupos sociais de apoio e blogs ‘sem glúten’. Seja um forte defensor da causa de seu filho.
Não esmoreça, - após tentar explicar gentilmente e sugerir, pode chegar o momento de ser muito direto e incisivo sobre o assunto. Se eles não levarem a sério suas palavras, insista que investiguem e comprovem a verdade em portais de saúde confiáveis.

- Crie espaços seguros

Se os avós curtem muito cozinhar para seus netos, ajude-os a criar um espaço livre de glúten seguro em sua cozinha.
Você pode, por exemplo, presentea-los com aparatos de cozinha que serão usados apenas para cozinhar sem glúten.
Compartilhe livros ou blogs de receitas sem glúten, para começar.
Faça um estoque em sua cozinha de ingredientes sem glúten (como mix de farinhas, achocolatado, etc.). Se seus pais tem alguma receita de família especial, ajude-os a criar uma versão sem glúten.
Você pode até mesmo criar seu próprio grupo familiar online, com artigos de interesse, receitas, etc. Compartilhe as estórias sobre como seus filhos sofreram até que fossem diagnosticados com a DC.

- Eduque igualmente seus filhos

Nunca é tarde para ensinar suas crianças sobre a doença celíaca e o seu significado. Deixe que eles saibam que podem dizer ‘não’ para a vovó e o vovô na hora de aceitar comida, bem como situações que podem afetar sua saúde. Leve lanche sem glúten em suas visitas. Ensine as crianças e eles se divertirão ensinando seus avós. Também é bom que a criança, à medida que amadurece, aprenda a manejar sua alimentação em vários ambientes.

- Se tudo mais falhar, supervisione!

Infelizmente, há algumas pessoas que não entendem, sejam avós ou não. Se seus pais ou sogros recusam-se a seguir as restrições na dieta, você terá de evitar que seu filho conviva com estes familiares quando não for possível a supervisão direta. É uma situação extrema, mas necessária, para o bem da saúde da criança. Enfim, apenas um adulto pode assegurar o bem estar da criança. Seja consistente, gentil e provenha o alimento saudável que seu filho necessita. Esta atitude irá reduzir o medo e, ao mesmo tempo, educará seus familiares. Deixe-os serem avós, trabalhe com eles. Eles certamente amam seus netos e as crianças precisam conectar-se com a família, e não temê-la.
Fonte: Allergic Living Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails